Japonês, Chinês e Coreano… tudo igual?

Por incrível que pareça, muita gente realmente não entende que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não que eu me sinta ofendido se alguém me chamar de chinês… o problema é que não faz sentido mesmo!

Já ví muitas vezes pessoas se confundindo falando como se fossem todos um mesmo país. Outro dia eu estava conversando com meus colegas algo sobre cultura japonesa. Um amigo começou a falar sobre umas comidas… daí eu falei: “Na verdade isso é chinês…”. Ele: “Ah, eh…” – e continuou! Como se eu só estivesse adicionado uma informação! Quando na verdade o que eu quis dizer foi uma versão suave e educada de “Não fala merda! Isso não tem nada a ver!”

A aparência em alguns casos realmente não dá pra distinguir. Eu não sei falar nada sobre coreanos – não conheço nenhum e os que vejo por aí eu nem sei dizer se são coreanos. Chineses e japoneses muitas vezes são bem diferentes. Pra brincar com isso tem um site legal: http://www.alllooksame.com. Lá tem um teste em que várias fotos de pessoas são mostradas e você tem que dizer se é japonês, chinês ou coreano. Tem também outros testes com temas diferentes, como artes e comidas por exemplo. Para fazer esses testes é só entrar no menu “The exam room”.

33 pensamentos em “Japonês, Chinês e Coreano… tudo igual?

  1. É verdade… Outro dia mesmo estava conversando com a minha família, e o Japão entrou no assunto, nao lembro porque, e minha mãe disse “Os Japoneses comem aqueles bichos estranho”. Dessa vez não tive tempo porque meu irmão disse primeiro “Esses são os chineses, a culinária Japonesa é bem diferente e muito apreciada”.

    Esse é o pior, sempre relacionam com o Japão. Eu, quando estou na dúvida de qual é, costumo falar “Os orientais…”, mas mesmo assim estou falando meio errado.

  2. Po verdade os bolivianos saum todos iguais!!!!!!!!!!

    Os Argentinos tbm!!!…………..saum todos uns otários!!!……..kkkkkkkkkkk

    vlw adorei o blog!!!!

    Pra todos!!!!
    gunskzx@hotmail.com

  3. cara, muito legal seu blog to aprendendo muito nele como muitos ja disseram,enfim continue com seu bom trabalho.
    falou.

  4. Um dia eu estava conversand com as minhs amiga e veio menina e se intrometeu no meio da conversa e perguntou “vc é chinesa?” aí eu falei “ñ sou japonesa” e ela faou “ah!Mas é tudo igual né?” aí eu retrukei “Brasileiro e argentino…ah tudo igual” depois a meninas fiko brava e brgou comigo

  5. Na verdade, isso é ridículo. Sou descendente de espanhol e não fico choramingando quando me chamam de alemão. Vocês são todos da mesma origem, a única “diferença” é que nasceram a alguns km de distância um do outro.

  6. São todos uns bandos de ignorantes!!! Então alemães, franceses e etc são todos iguais tbm!!! Todos são loiros de olhos claros! E os africanos tbm são todos iguais tbm! E os nordestinos do brasil nem se fala, são todos uns neguinhos de cabelo ruim!

  7. Cara a cultura é muito diferente, assim como os habitos, a maneira de se portar, o sutaque, o humor…mas a aparencia fisica nw é tão diferente assim,apesar que o coreano não tem a msm origem que as outras duas nações, os japoneses e chineses provem do povo Mongoloide (mongolia antiga, os mongois são bem diferentes, apesar de ter olhos amendoados e quase a msm cor), enquanto os coreanos são um povo distinto apesar da aparencia muito proxima ou até igual a do japonês. trabalhei numa fabrica em Aichi q tinha coreanos nunca soubem quem eram…já os chinese são levemente diferentes, dificilmente os confundo com japoneses…mas não dá pra dizer como eu os diferencios de coreanos e japoneses…
    Eu por exemplo sou descendente de japonês mas tenho o labio superior levantado o q da uma impresão que há um leve risco entorno dele- esse tipo de labio é mais comum em chineses (tailandeses asvezes-mas há muito descendentes de chineses lá)
    Ah, nordestinos não são iguais a baianos , poís nordestinos muitas vezes são mais brancos( varia de pessoa para pessoa) com ascendencia portuguesa, hispanica, arabe e holandesa.meu pai pai por exemplo é alagoano e bem branco com a barba castanha quase ruiva…

  8. estou perplexa com este site. já ecrevo
    alguma coisa em japonês. era meu sonho
    acalentado a anos. fico grata por vcs existirem.
    meu muito obrigado.

  9. Leonardo como assim uns neguinhos de cabelo ruim vc e racista eh, vc deve ser um branquelo de cabelo preto eu aposto cara eu num so negro mas vc falando desse jeito dos negros e dos nordestino num pega muito bem não em kara meu pai e koreano minha mãe e brasileira eu sou um pouco brasileiro e um pouco koreano eu naum so la muito de ter akeles olhos puxados mas eles são quase iguais dos chineses, na china se almoça com pauzinhos, no japão também se almoça com pauzinhos, na minha cidade também na korea também, se vcs repararem bem no mapa mundi, vcs vão notar que o japão e a china estão quase proximos

  10. Eu percebo o facto de os japoneses não gostarem de serem confundido com chineses ou coreanos, tal como eu que sou portuguesa de portugal não gosto que confundem Portugal com Espanha ou Brasil, são países diferentes, com culturas diferentes, com habitos diferentes e por muito parcida que a lingua seja é diferente na escrita e na fala, ninguém gosta de ser confundido porque temos orgulho do nosso pais e dos seus feitos. Eu não sou japonesa mas sinto como se fosse pois tou muito ligada a cultura japonesa principalmente a moderna, adoro anime e manga, sou totalmente viciada em musica japonesa e adoro ver filmes japoneses, adoro o estilo de roupa japonesa e a sua comida, já para não falar da tecnologia também me estou tentar ligar á cultura chinesa, coreana e tailandensa, e digo já que fico ofendida quando mandam piadinhas sobre os asiaticos é que basta dar uma piada parva e viram-se todos “tu é que gostas de coisas chinesas não é?” e fico naquela “é japones não chines” “é tudo igual” e eu “não não é, mas não vou explicar as diferenças se tens curiosidade existe o google” eu fico OMG gente ignorante se não sabem do ke estão a falar porque falam. Bem ninguém gosta de ser confudido mas compreendo que ás vezes seja dificil de distinguir como por exemplo para os Japoneses principalmente os mais idosos qualquer pessoa que fale inglês é americana mas percebe-se o porque disso mais por causa da segunda guerra mundial. Eu sou loira e sou portuguesa mas se fosse para um pais oriental falar inglês todos tiravam a ideia que era americana e se não fosse, então era inglesa. Eu compreendo que se fique ofendido principalmente porque as pessoas quando são ignorantes em relação a um país por muito que a gente diga as diferenças parece que elas ficam ofendidas por tar-mos a corrigir e parece que gostam de ficar ignorantes. Eu lembro-me que qdo estava a começar a gostar de anime eu não sabia distinguir chineses de japoneses mas não dizia que era tudo igual sabia que havia diferença principalmente na lingua. Hoje já sei distinguir fisicamente chineses e japoneses, não só pelo o estilo de roupa que é bem diferente mas tambem pela cor da pele o chinês é mais branco ke o Japonês não sei é distinguir Japones de coreano pois o tom de pele é parcido.
    Em relação há escrita não sei muito bem distinguir a escrita chinesa da japonesa, mas acho ke os chineses usam mais kanji que os japoneses, mas sei perfeitamente distinguir a escrita japonesa ou chinesa da coreana pois a coreana escreve-se com “bolas”, na lingua se ouvir um japonês sei logo perceber a lingua e com chinês e coreano é a mesma coisa mas isso é porque tenho musica japonesa chinesa e coreana e sei ver as diferença dos sons.

  11. pois eu acho diferente eu não achei nada aki e essa pesquisa vale 7 pontos dããããããããããr

  12. Nossa adorei esse blog,eu sou afim de um japones e meu sonho era aprender falar ou pelo menos aprender escrever em japones,sei que é uma das linguas mais difíceis,mas eu quero muito aprender.
    Parabéns pelo blog!*-*

  13. Não esquenta meu amigo, eu moro em Salvador e pra mim todos os baianos tem os mesmos rasgos também, eu vejo uma pessoa e já digo se é baiano ou não rsrsrrs

  14. Ok, todos tem a mesma origem, mas também uma diferença.
    E Kim, voce chamar o Leonardo de branquelo, ta sendo tão racista quanto ele. O racismo não vale só para o negro não. Bjs.

  15. eu sou descendente de chines tenho olhos puchados e cabelo liso e preto,eu sei definir os japoneses dos chineses,os chineses tem os olhos nao muito puchados,ja os japoneses tem os olhos muito puchados quase fechados,os chineses costumam ser altos e ter nariz largos,ja os japoneses gostam de andar em grupos e costumam ser mais baixos.quantos os chineses quantos os japoneses sao muito educados e possuiem uma inteligencia muito grande…espero ter ajudado
    abracos

  16. eu não sou descedente de coreano,japonês e chinês.
    Amo a cultura dos 3.
    é dificil diferenciar,e não acho que é tudo igual.
    Mas,não fiquem nervosos (os descedentes),é dificil,só se a pessoa faltar com educação.
    eu pergunto,você é coreano,japonês ou chinês ?

  17. Se for assim espanhol e arabe é tudo igual… o que diferencia nao eh a aparencia exatamente e sim osjeitos modo de se comportar etc que indicam a cultura da pessoa.

  18. Eques Albus, a culinaria japonêsa parece só ser a base de peixe e arroz, mas pode ter certeza que É NOJENTA.
    Pode procurar: Sushi de Inseto, Sashimi de cavalo, carne de MACACO, macarrão de barata japonês e carne de baleia.
    Pra mim, os chinêses só acrescentam mais óleo.

  19. primeiramente a culinaria japonesa e otima,principalmente para a saude,muitos ignorantes falam mal dos orientais,dizem que sao todos iguais,falam mal da comida,mas quando passarem fome comeram ate merda de cachorro,o povo brasileiro precisa aprender muito com a educaçao,desigualdades sociais,politicas e etc

  20. Nenhum deles tem haver um com o outro. Japoneses não são iguais chineses e chineses não são iguais coreanos e assim por diante. Muitos que não conhecem ambas as culturas não vai saber dizer mesmo quem é quem e de que país pertence. Eu não tenho nada haver com nenhuma cultura, porém, desde criança aprecio a cultura japonesa e alguns anos atrás comecei a me interessar por coreanos e por meio disto posso dizer que sim há MUITA diferença entre eles. Comida, costumes, comportamento, Idioma, leis, forma de pensar, entre outros. Chinês e Japonês você pode confundir na escrita se não prestar atenção, por que contem aspecto parecido, porém são totalmente diferentes. Coreano é completamente diferente de ambos. Aparência: Você pode diferenciá-los nos olhos e formato de rosto, aí está o ponto. Se você reparar bem nesses dois aspectos verá que há uma grande diferença entre ambos e pela cultura de cada país você pode distinguir facilmente sua culinária, sem cometer erros. Mas claro, pra isso você precisa apreciar tais costumes, por que sim, não é nada legal falar que eles são a mesma coisa, por que eles não são! Cada país é diferente do outro e isso equivale para todos, não somente para eles. Eu não gostaria de ser chamada de uma coisa que eu não sou e aposto que muitos também não gostam, cada um gosta de ser idenficado como é, então conheça antes de dizer que eles são todos iguais. E nunca confunda um Japonês com Chinês, eles realmente não gostam disso, por que há toda uma história por trás, que eu não vou explicar por que isso envolve história dos dois países e eu ficaria hora falando, mas há uma razão por conflitos antigos, então é bom não misturar pessoas que não tem nada haver um com o outro.

  21. É incrível (ridículo) como as pessoas não veem diferença nenhuma. Quando falo com alguém sobre algo asiático só lembram de Japonês, como se Coreanos e Chineses não existissem. Cada um tem suas diferenças e a de escrita e fala são as mais fáceis de distinguir pra mim. Quanto ao físico geralmente erro. Se as pessoas se esforçassem um pouquinho em aprender sobre essas culturas tão ricas, exóticas e diferentes em certos aspectos, veria o quão interessante são e não ficariam pensando que “tudo é Japonês”.

  22. Pingback: One Step Closer: Language, Music, and Identity in a Changing World | A identidade nova de Kosk Orr

  23. olha so eu amo o japoa, musica cultura, as mlheres linda, assim com o curto bastante a coreia, e moro na china e sou casado com uma chinesa, eles sao bem diferenste, olhos, coreanos sao mais aproximados ao acidental, japones e chines o japones os olhos sao mais fechados, escritas algumas semelhanca, gastronomia. te muita diferenca tambem, a china e mais massa, arroz, pimenta, o japao e mais peixe cru o sishi, entao nao pensem que sao tudo japones, porque se nao vietna, laos, tailandia tambem sao, pois e tudo asiatico, eu sou brasileiro do rio grande do sul, residente na republca popular da china

  24. eu sou descendente de coreano a coreia tem 5 mil anos de historia e educaçao por isso a coreia do sul lidera a educaçao no mundo e da tecnologia e um pais desenvolvido e o salario minimo e de 5 mil dolar. a raça coreana e da siberia por isso somos mais fortes e altos e olhs grandes e somos muito educado na minha opiniao todos os orientais sao inteligentes eu tenho orgulho de ser oriental principalmente sul coreano.

  25. Sou descendente de chines, da raça hakka. Acho engraçado essa coisa de comparar as raças. A verdade é que os chineses sao os mais antigos dos povos orientais e influenciaram tanto o Japão como a Coreia. Nao fosse a Dinastia Tang, a escrita chinesa, o confucionismo, o taoismo, o que seriam das cultura nipo coreana? Olhe a bandeira da Coreia do Sul – possui os símbolos do Tao! Os japoneses criaram sons fonéticos do Katakana e hidratara, e os coreanos há 500 anos o alfabeto hangul pelo rei Sejong! Então vejam!!a China é o berço das civilizações orientais junto com a Índia. Os demais aprenderam com ela. Olhe as invenções mundiais, a navegação, etc. Todas chinesas!!! Olhe o horóscopo chines se nao influenciam os outros povos. O palito. Ademais, comparar fisicamente eles chega a ser Hilário!! Compare o chines da Mandchuria se nao se parecem com os coreanos! Altos e mais claros por serem povos do norte e descendentes do mongois e russos! Olhe os chineses do Sul como sao mais baixos… Fora que a China tem dimensões continentais… Nao dá para estereotipar o físico deles. Sao diversos….

  26. Ah, lembrando que os chineses disputam com os coreanos de igual para igual o quesito educação e QI. Olhe as olimpíadas de matemática! Sao chineses e coreanos… Alias, o vencedor é um congapurense, de origem chinesa hakka, de nome Jeck Lim, o grande vencedor… Olhe os nomes coreanos. Sao descendentes dos chineses. Pak, Lim, Soon, im, Woo, Kim, etc…. Até a história do kimchi remonta à China!!! Sao mais de 7 mil anos de história. O mesmo vale para o sashimi… Olhe os chineses dando a volta ao mundo com Zheng He…. Abraços… 林英龍 (임 영 용)

  27. Realmente… eu vou trabalhar no japão mas meus amigos e parentes sempre falam comigo isso:
    Mas vc vai começar a comer akeles animais?(Sou vegetariano)
    Poooohhhaaa veeeii, não! não! e não! e a china que assim! o japão, não!

  28. kkkkkkkkkkkkkkkk n sei a diferencia e tb n sou nada do dois tipos, eu sou fã da cultura japonesa, mais as pessoas n acham a diferencia mesmo pq os dois tipos e muito igual, e o modo de escrever e bem igual tb, mais eu queria saber, se os japoneses entende um pouco os chineses, pq o modo de escrever par mim e muito semelhante

  29. o meu irmão pensa que os coreanos e os chineses são a mesma coisa mas é mentira ..(coreano). 내 동생 은 한국 과 중국 이 동일한 지 생각 하지만 거짓말 (chinês) ..
    我的哥哥认为,韩国和中国是一样的,但都是骗人的

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *