Mapa Mundi Japonês

Mapa Mundi Japonês
Nunca imaginei que em algum outro lugar do mundo fosse utilizado um mapa mundi diferente do nosso. Até que hoje ví no blog Muito Japão essa versão aí! Isso mesmo, o mapa mundi dos japoneses é diferente!
Clique para ampliar e aproveite pra ler os nomes dos países e continentes em Katakana!

21 pensamentos em “Mapa Mundi Japonês

  1. Caramba… Mto massa.

    Bom… Nada mais normal. Foi a evolução deles. Pode ver que o Japão fica no meio do mapa.
    No nosso mapa como foi feito pelos europeus, a Europa fica no meio.

  2. Olá,

    Eu freqüento seu blog constantemente, tá no meu igoogle, mas eu nunca tinha arrumado um motivo pra comentar, elogiar apesar de justíssimo, já que além de muito útil pra eu me encontrar no aprendizado de Nihongo é bastante intrigante culturalmente tb, me parece repetitivo, de tantas pessoas constantemente acessando se todas que gostam parassem pra fazer elogios, ninguém conseguiria ler as msgs que dizem alguma coisa…

    E como disse Musashi no livro dos cinco anéis: “Não faça coisa alguma que sirva pra coisa nenhuma”

    Mas, nesse tópico ficou uma dúvida…
    Na minha tabelinha de furaganas não tem o katakana usado na transcrição do nome da groenlândia, o correspondente ao ichi em ideograma… Tem idéia de como se pronuncia?

    Mais uma vez: parabéns!
    Obrigado pelo blog!

  3. Primeiramente, arigatou!
    Sobre o tracinho horizontal, ele serve para “esticar” o som do caractere anterior. No caso, “GURIINRANDO”. Outro exemplo com som diferente: ケーキ (keeki – de cake, bolo)
    Acho que ele só é usado quando a palavra é em katakana. Quando a palavra é em hiragana, usa-se hiragana mesmo para esticar o som (exemplo: おばあさん – obaasan)

  4. 今日は

    ありがとうございます!! (não que que eu queira ser formal, mas arigatou gozaimasu sempre me lembra de cenas muito mais empolgadas dos animes, bem mais que arigatou ou doumo)

    Vou fzr uma pergunta que é uma curiosidade imbecil, e acho bem difícil que alguém saiba responder, é tipo ovo-galinha… Pq diabos palavras tão recorrentes (e imagino que antigas) não tem kanjis, tipo arigatou gozaimasu? será q os chineses não agradecem ninguém :p (pq imagino que se eles tivessem kanji pra isso os japoneses tivessem usado só mudando a pronuncia)

  5. Ps: eu afirmei enfaticamente que não tem kanjis, como eu posso estar errado vou me redimir antes da resposta dizendo que eu não achei, talvez o wakan ou o ajax não tenham essa expressão “kanjizada”…

  6. Arigatou tem kanji, até escreví um post aqui
    Gozaimasu eu ñ conhecia o kanji, mas aqui tive este resultado: 御座います

  7. Konnichiwa

    Estou começando a frequentar este blog e logo de cara todos os artigos que vejo na página que abriu são interessantes….

    Com relação ao mapa ele tem todo o sentido. Sou professor de história e a visão que eles têm no mapa simplesmente os coloca como centro do mundo – da mesma forma que os europeu quando “criaram” os nossos tão utilizados atlas….. Até atlas é uma palavra ocidental!!!!!
    Para mim isso só demonstra o orgulho que eles têm de sua cultura e de sua civilização como tal!!!!

  8. Nossa muito legal o mapa japones!!
    é bem diferente do nosso…
    queria sabe o motivo dele ser desse jeito?
    vlw até

  9. OLHA ARIGATOU SEMPRE TEVE ESTA TENDO E SEMPRE TERA KANJI有り難う ESSE EH O ARIGATOU MAS O DEGOZAIMAS PERDEU KJ MO INICIO DO SECULO PASSADO (EU CREIO) JÁ QUE UM BOCADO DE PALAVRAS PASSOU A SER ESCRITA EM HIRAGANA. MUITO ANTIGAMENTE O VERBO SURU TINHA KANJI EU NÃO PUDE COLOCÁLO AQUI AGORA MAS ELE PARECE UM DICO VOADOR. ESPERO TER AJUDADO

  10. AGUNS KANJIS SÃO ESCRITAS EM HIRAGANA GERALMENTE PARA DESTACAR O NOME DE PESSOAS E/OU FACILITAR NA LEITURA POR EXEMPLO (NÃO ESTOU CONFUNDINDO COM KATAKANA, QUE ALIAS FOI O PRIMEIRO ALFADETO CRIADO NO JP, DEPOIS FOI O HIRAGANA QUE INICIALMENTE ERA A FORMA CORSIVA DO KATAKANA)

  11. AH SIM OS EXEMPLOS: NOTE QUE EM UMA REUNIÃO DE POLITICOS JAPONESES GERALMETE SEUS NOMES ESTÃO ESCRITOS EM HIRA OU KATA, OU ATÉ MESMO EM UM JORNAL JAPONÊS, QUANDO O SUBTÍTULO DE UMA MATÉRI A É DE EINTERESSE DE TODOS, OU DE GRANDE IMPORTANCIA PARA ESTUDANTES SÃO ESCRITAS TOTALMENTE EM HIRAGANA

  12. é, realmente é um mapa ETNOCENTRISTA …coloca o japão no centro do mundo…alguns países adotam esse tipo de mapa…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>