Dicas para não esquecer Kanjis

Pessoas esquecem coisas. Quando a pessoa é estudante de japonês e as coisas são kanjis, isso acontece bastante. Será que depois de amanhã você vai conseguir lembrar um kanji que aprendeu hoje? Difícil ter certeza!

Depois de 3 anos sem estudar nada de japonês (pra quem não leu o começo do meu blog, eu já tinha começado estudar no passado mas parei) muitos kanjis se perderam da minha memória mas surpreendentemente ainda lembrava de vários (esses acho que não esqueço nunca mais!). Neste post quero dar algumas dicas que funcionam bem comigo para não esquecer mais os kanjis:

Aprenda cada pedaço do kanji

Procure saber o significado dos radicais ou de outros kanjis mais básicos que compõem um kanji. Não é muito fácil aprender um kanji complexo apenas decorando um monte de riscos. Mas se você conhecer cada pedaço, pode inventar um mnemônico ou historinha relacionando o significado de cada pedaço e o significado do kanji completo. Exemplos:

  • 助 (ajudar) = 且 (além disso, também) + 力 (força)
  • 明 (brilhante) = 日 (sol) + 月 (lua)
  • 林 (floresta) = 木 (árvore) + 木 (árvore)
  • 姦 (barulhento) = 女 (mulher) + 女 (mulher) + 女 (mulher)

Fica mais simples lembrar, não? Em alguns casos a coisa requer mais imaginação, mas geralmente isso ajuda bastante.

Uma dica para você ver cada pedaço do kanji: use o RikaiChan! Além de ser um dicionário de palavras, ele também tem um dicionário de kanji e mostra várias informações, incluindo cada pedaço que o compõe.

Desenhe o Kanji

Escrever o kanji me ajuda bastante a lembrar dele. Nem precisa ser no papel, geralmente eu fico rabiscando o ar com o dedo mesmo (alguns amigos devem me achar meio louco por causa disso). Talvez também por um pouco de paranóia eu sempre preciso provar pra mim mesmo que eu me lembro como se escreve.

Use um SRS

Por último mas não menos importante, use um SRS (Spaced Repetition System) para revisar os kanjis e garantir que nunca vai deixar nenhum pra trás. A idéia é bastante simples: como nos flashcards, você vai cadastrando os kanjis que aprende e depois para revisar é mostrado um kanji (ou significado) aleatóriamente e você precisa ver se consegue lembrar dele. A diferença é a freqüência em que o kanji aparece: aqueles que você tem mais dificuldade vão aparecer mais freqüentemente e os que você já aprendeu bem só vão aparecer eventualmente, para garantir que ele não foi esquecido. Dessa forma você vai se concentrar estudando o que mais precisa e vai também garantir que nenhum kanji vai ser deixado pra trás esquecido pra sempre. Eu recomento utilizar o Anki, que você pode instalar em seu computador ou utilizar uma versão via web.
Você pode ler mais sobre Spaced Repetition e o Anki no próprio site do Anki (em inglês) e no blog do Mairo.

24 comentários a “Dicas para não esquecer Kanjis

  1. “…use o RikaiChan! Além de ser um dicionário de palavras, ele também tem um dicionário de kanji e mostra várias informações, incluindo cada pedaço que o compõe.”

    Como que faco para ver este dicionario de kanji que mostra cd pedaco que compoe?

  2. Obrigada…faz um bom tempo que uso o rikaichan e nao sabia disto…seria legal vc colocar um post sobre os atalhos do rikaichan…este post sobre kanji foi otimo…

  3. É uma ótima idéia, acho que vou fazer um post sobre isso sim! Toda hora eu cito o rikaichan, mas falta uma descrição boa sobre ele por aqui

  4. Oiieee!

    Naum sabe que eu quero fala e o JaponÊs:Explemo vc ajuda para mim pode?

    Por Favor?Eu to fala PortuguÊs!

    Sim…Muito naum gostop PortuguÊs! eu muitoo gosto e
    o Japonês!

    Enderos:Lulgero Fernandes Oliveira n 158

  5. Seu blog é praticamente a realização de um sonho! Sempre quis aprender japonês, pois sou uma aficionada pela cultura Japonesa e por todo universo nipônico. As explicações são super didáticas e tenho feito progressos consideráveis. Trabalho em um empresa de grande porte e acabo recepcionando alguns japoneses e eu tenho certeza que em breve deixarei o Inglês de lado e poderei conversar com eles no melhor estilo (em Japonês).
    Vc está de parabéns! Seu blog é mais que sensacional! Vc possibilita a todos se realizarem e a descomplicarem o idioma. “Arigatou”

  6. Faça das minhas palavras, as palavras da Juliana (não que eu trabalhe numa empresa de grande porte e encontre com japoneses:P eu ainda faço ensino médio).

  7. concordo plenamente com a juliana, jo voce esta de parabens, sempre que tenho um tempinho dou uma passadinha aqui para ver as novidades
    parabens!!

  8. O kanji do post para floresta é arvorezinha + arvorezinha que na verdade é bosque(hayashi) e não floresta(mori) que são 3 arvorezinhas.

    Té mais

  9. “姦 (barulhento) = 女 (mulher) + 女 (mulher) + 女 (mulher)”

    LOL. Como se diz “sou um machistinha que adora generalizações” em japonês, hein? 😛

  10. Esse programa Anki é o bicho, mew!!!
    Faz quase 1 ano e meio que tô estudando japonês e tinha dificuldade pra memorizar os kanjis, depois de usar o Anki parece que decorei uns 300 kanjis!!!
    Com certeza, quem tivé esse programa e não conseguir escrever kanji é um completo ばか (idiota)!!!!!!

  11. Eu estou começando agora o curso de japonês estou adorando, mas to com um pouco de dificuldade na pronúncia de algumas palavras, mesmo que seja das mais básicas….vc tem alguma coisa p/ aí…adorei seu blog
    obg

  12. no da floresta ta o kanli errado kkkk
    ele colocou um pequeno conjunto de árvores
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *