Planilha para prática de hiragana, katakana e kanji

Quando eu era pequeno, ganhei da minha batyan um pequeno caderno. Ele ensinava todos os hiraganas e katakanas e acho que era como se fosse um caderno de caligrafia para japonês! Cada caractere era apresentado num espaço quadriculado (2×2) e depois tinha um espação cheio de quadrados para praticar.

Baseado nisso, criei hoje uma nova aplicação que ficará disponível aqui no AprendendoJapones.com: a planilha de prática para hiragana, katakana e kanji! Ficará um link também alí no menu Toolbox do site, para fácil acesso!

Para utilizar é muito simples: basta digitar os caracteres desejados, alterar o tamanho e quantidade de quadros se desejar e clicar no botão “Gerar”. Será gerada uma linha para cada caractere que você digitar. Basta imprimir para praticar! Abaixo tenho um printscreen meu:

Prática de Kanji e Kana

Uma dica: caso deseje mais linhas em branco sem colocar o caractere que você quer treinar na frente, basta digitar espaços em branco no campo “Caracteres”. Cada espaço vai gerar uma linha de quadros.

Se tiver alguma sugestão para melhorar esta ferramenta, diga aí nos comentários!

22 comentários a “Planilha para prática de hiragana, katakana e kanji

  1. Pingback: Aprendendo Hiragana e Katakana - AprendendoJapones.com

  2. Sou nova no japonês e aqui no site. Adorei essa planilha, é muito útil e fácil de usar. Brigadão.

  3. é só falta colokar o significados dos kanjis né, assim fica melhor para mim aprender, assim não dá para ficar sem a leitura kunyumi dos kanjis

  4. Jo, bom dia. Sou editora de Brasil da Revista Alternativa e gostaria de entrevista-lo para uma materia sobre idioma japones. Achei o seu site muito interessante. Poderia me contactar o mais rapido possivel?

  5. olá,

    eu estava tentando fazer uma cartilha para caligrafía e memorização utilizando a planilha (que é muito boa por sinal) porém me deparei com um problema .. a planilha só aceita 50 caracteres o que impossibilita que eu coloque os caracteres ascentuados de hiragana (ba , be , bi por exemplo)

    eu poderia montar a planilha separadamente mas acho útil ter a funcionalidade de aceitar mais caracteres, se precisar de ajuda eu sou programador php e asp e viciado em nihongo o suficiênte para perder tempo com isso >_< .. também seria legal eu poder escolher quantas linhas irei querer na planilha para cada caracter

    segue uma tentativa de colocar o link com todo o alfabeto em hiragana .. mas acho que não irá funcionar devido aos caracteres:

    link

  6. Olá lorduakiti, obrigado pelas sugestões, vou aumentar o limite assim que possível (só preciso mudar uma linha de código, mas não dá para eu fazer isso agora…)
    Colocar mais linhas também deve ser uma alteração simples

    []’s

  7. e ai jo, oh estou estudando hiragana e katakana hem hauhauhaaha
    estou deixando a prova aqui pra vc rss
    abraçaooo

  8. Oi Jo!

    Muito bom o seu blog! Venho acompanhando já faz um tempinho. 🙂

    E essa nova ferramenta é muito legal! Só que eu não tô conseguindo gerar planilhas de kanji. Aparece só hiragana e katakana. Ou eu que não estou conseguindo visualizar. =D

  9. Olá Jo. Visitei pela primeira vez o seu blog e achei muito bom. Eu estudo mandarin que é a escrita chinesa, há quase 3 anos e tenho vontade de tentar
    aprender hiragana e katagana. Os kanjis eu não teria problema, pois vem da escrita chinesa, só que me parecem estar no formato tradicional, enquanto que hoje em dia, se usa o mandarin simplificado. Gostaria de saber se no hiragana também se usa as palavras de medidas, ( measured words )qua são várias e causam a grande dificuldade pra quam estuda mandarim? Eu vou arriscar, embora não tenho mais usado a escrita tradicional chinesa. Um abraço.

  10. Pra falar a verdade não sei o que são essas “measured words”, mas não se preocupe com hiragana/katakana pois é muito simples perto de kanji! Leva pouco tempo para aprender (em 3 dias eu já sabia todos), que não é nada perto dos kanjis 🙂

  11. oi jo,adorei seu blog muito massa.
    sou iniciante na lingua japonesa ainda estou aprendendo os alfabetos hiragana/katakana,vc aprendeu os 2 em 3 dias???? nuss acho que vou levar mais tempo qe isso mas mesmo assim estou adorando aprender japa e muito legal,e conto com a ajuda de quem ja sabe como vcs.
    abraçss

  12. Oi!!
    Em primeiro lugar, gostei muito de achar explicações claras assim na net, talvez se fizesse uma aula, não seria tão explicativa…
    não sou descendente de japonês, apenas trabalho pra eles, mas tenho um fascinio enorme pelo idioma e pela cultura, começou quando eu quis executar uma vingança e a arma mais apropriada seria uma katana, silenciosa e fatal (mas desisti… o que tinha que ser, ja foi…)
    estudarei bastante e me dedicarei, pois tá tudo aí….
    Obrigado, galera……

  13. Ai ai… Ri muito desse comentário atrás… (Que coxinha!!!!)
    “quando quis executar uma vingança e a arma mais apropriada seria uma katana, silenciosa e fatal”.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. ola, muito bom teu site, e eu tenho usado bastante sua planilha, mas de uns dias pra ca nao tá funcionando, aparecem XXX nos lugares dos kanjis e nao dá pra imprimir. Será que o problema esta na planilha ou no meu computador??? agradeço se puder solucionar isso. muito obrigada

  15. Oi jo… Primeira vez q venho aqui
    E gostei muito
    Bom vou começar plos hiragana e katagana
    Mas queria saber um pouco + como faço pra usar essa panilha… Se puder me ajudar
    Manda a resposta no meu email obg…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *