Alfabeto Japonês – Hiragana e Katakana

Hoje veremos mais detalhes sobre hiragana e katakana, os dois sistemas de escrita mais básicos dos japoneses que já foram discutidos aqui. Muitas vezes aparecem pessoas que não sabem por onde começar a aprender japonês e a minha recomendação é sempre esta: hiragana e katakana. É mais fácil do que você pensa!

Você pode aprender sozinho

Você pode aprender hiragana e katakana sem ajuda de ninguém. A maioria dos caracteres são simples, com 2 ou 3 traços! Dependendo da sua memória e força de vontade, é possível decorar todos rapidamente: eu memorizei todos os hiraganas em um único dia!

A

Olhe o caractere acima. Esta é a letra “A”, em hiragana. Você consegue memorizar sozinho, não é? São apenas três traços! Pegue um lápis agora e verá que até consegue escrevê-lo! E depois vai ver que pode fazer o mesmo com todos os caracteres!

Cada caractere é uma sílaba

De vez em quando aparece alguma pessoa me perguntando algo do tipo “como se escreve ‘B’ com letras japonesas?”. Resposta: “Você não escreve.”. O sistema de escrita japonês é diferente: cada caractere representa uma sílaba, não existem consoantes “soltas” (com exceção do “ん”). Cada sílaba pode ser escrita de duas formas: em hiragana e katakana.

Hiragana Katakana

Exemplo: sílaba “MA”, em hiragana e katakana


Por que duas formas para escrever a mesma coisa?

O Hiragana é utilizado em palavras japonesas. Já o Katakana é utilizado para escrever palavras de origem estrangeira (incluindo nomes), onomatopéias e as vezes para destacar algo no texto (que seria normalmente escrito em hiragana).

Como escrever

Existe uma ordem correta para escrever caracteres japoneses. Geralmente os traços são escritos de cima pra baixo, esquerda para direita, mas em caso de dúvida o site Yamasa Institute tem gifs animados que mostram a ordem:

A I U E O

Para treinar a escrita, aqui no site você pode criar uma planilha para prática e imprimir. Um outro pequeno detalhe é que eles seguem a ordem “a i u e o” e não “a e i o u”.

Lista

Basicamente você terá que aprender 46 caracteres diferentes em cada um dos alfabetos. Alguns caracteres podem ser modificados com pequenos tracinhos ou uma bolinha no canto, formando outros sons como você pode ver nas colunas mais a direita:

Hiragana

a i u e o    
ka ki ku ke ko ga gi gu ge go
sa shi su se so za ji zu ze zo
ta ti tsu te to da di zu de do
na ni nu ne no
ha hi fu he ho ba bi bu be bo
pa pi pu pe po
ma mi mu me mo
ya yu yo
ra ri ru re ro
wa wo
n

 

Katakana

a i u e o    
ka ki ku ke ko ga gi gu ge go
sa shi su se so za ji zu ze zo
ta ti tsu te to da di zu de do
na ni nu ne no
ha hi fu he ho ba bi bu be bo
pa pi pu pe po
ma mi mu me mo
ya yu yo
ra ri ru re ro
wa wo
n

As letras や, ゆ e よ podem ser combinadas com algumas outras letras, formando novos sons. Quando isso ocorre, elas são escritas em tamanho reduzido (ゃ, ゅ, ょ). Exemplo: り (ri) + ょ (yo) = りょ (ryo).

Listando assim pode parecer bastante coisa, mas não é. Tente começar pegando o “a i u e o” para aprender. Quando ficar fácil passe para o “ka-ki-ku-ke-ko”, e assim por diante.

Observações sobre a pronúncia

  1. GI e GI pronunciam-se “gui” de guitarra e “gue” de guerra
  2. SA, SU, SE e SO sempre prounciam-se como “SSA”, “SSU”, “SSE” e “SSO” de pássaro, susto, seis e solto
  3. JI pronuncia-se como “di” de radical
  4. CHI pronuncia-se “ti” de tia
  5. HA, HI, HE e HO possuem pronúncias semelhantes a rato, risada, rede e roupa – sempre com som de “R”
  6. RA, RI, RU, RE e RO equivalem às pronúncias de garagem, tarifa, peruca, careta e garoto.
  7. WA tem a pronúncia semelhante ao ditongo crescente “ua” de água
  8. WO pronuncia-se “o”, apesar do “w”
  9. “N” indica nasalação e constitui uma sílaba à parte
  10. JA, JU e JO pronunciam-se como “dja”, “dju” e “djo”
  11. CHA, CHU e CHO pronunciam-se como “tcha”, “tchu” e “tcho”

Observações da pronúncia copiadas do livro Aprenda Japonês Lendo Mangá

Para treinar

  • http://www.aeriagloris.com/LearnJapanese/ – um teste que te mostra um caractere aleatório e você tem que escolher entre 5 opções (pode-se deixar mais fácil reduzindo para 4 ou 3 opções). Dá pra fazer qualquer combinação: mostrar o caractere em hiragana e opções em romaji, ou mostrar o romaji e opções em katakana, etc.
  • http://www.realkana.com/practice/ – Neste você tem que escrever o caractere que aparece aleatoriamente. Você pode limitar o conjunto dos caracteres que vão aparecer (por exemplo: caso você tenha aprendido só a-i-u-e-o-ka-ki-ku-ke-ko e quiser treinar apenas com estes)

Só a ponta do iceberg…

Não gostaria de desanimar ninguém, mas a verdade é que hiragana/katakana não representa nem 1% do desafio de estudar japonês! Para ler textos japoneses também é necessário aprender cerca de 2000 kanjis, que são muito mais rabiscados além de possuírem diversas leituras e significados. Mas não se assuste com isso ainda, um passo de cada vez… Ganbatte!

82 pensamentos em “Alfabeto Japonês – Hiragana e Katakana

  1. onde eu consigo uns textos só em hiragana ou só katakana para ler? textos infantis… para treinar, eu já procurei umonte e até agora só achei com muitoskanjis, e eu to só no 50º kanji… e isso é claro m]não é nada… então se puder estar me dando algumas indicações… valew…
    abraço…

  2. Acho que já ví alguns sites com textos infantis, mas agora não consigo lembrar (nem achar)…
    Mas você pode usar o Furigana Injector, um plugin para Firefox que coloca furigana (pequenos hiraganas em cima dos kanjis mostrando a leitura)

  3. olá eu tenho um alfabeto com hiragana e katakana…
    sendo que ele esta dividido em algumas partes que eu nao sei oq significa… gostaria de saber se vc saberia me explicar.

    a primeira parte (o alfabeto hiragana comun 46 letras)
    do lado esta escrito Seion, em baixo tem outra divisao escrito Daku on, depois dessa tem mais 4 tem Yoon e dentro dessa Yoon tem Seion Daku on e HanD.

    desculpe se tiver meio embolado minha pergunta …
    obrigado

  4. Seion: pronúncia normal do caractere
    Daku on: pronúncia modificada por aqueles tracinhos no canto. Ex: た (ta) vira だ (da), か (ka) vira が (ga), etc.
    Handakuon: pronúncia modificada pela bolinha no canto do caractere. Ex: は (ha) vira ぱ (pa), へ (he) vira ぺ (pe), etc.
    Yoon: os caracteres combinados com os pequenos ゃ, ゅ, ょ. Por exemplo き(ki) + ゃ(ya) = きゃ(kya). Note que fica “kya” e não “kiya”

  5. vlw… mt obrigado msm, to tentando da uma “estudada” no alfabeto mais nao tenho mt tempo estudo de segunda a sábado, a unica coisa que eu faço e ja decorei sao os meses dias etc… pq eu sempre coloco a data no meu caderno em japonês =-)

  6. Mto bom seu texto, é realmente mto raro encontrar na internet o alfabeto japones com suas variações, usando tenten(tracinhos acima das silabas) e maru(bolinhas acima das silabas) adorei mto, flw

  7. eu nao enteni nada so sei que existem 3 tipos de alfabeto japones , kanji,katakana,hiragana,poderiam
    pelo mesnos ensinar como formar palavras porque se ensinaram eu nao entani nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. oi eu nao sei nada de japones mas adoro pela dificuldade que é claro que pretendo aprender pelo menos o primeiro alfabeto gostei muito.

  9. E Ae! Como faço para escrever um nome próprio em japonês (ja que não podemos mudar nomes próprios).
    Por Exemplo: um amigo meu me disse que para escrever Brasil usamos as silabas Ba Ra Ji Ru. Gostaria de saber isso realmente é adequado e se posso fazer o mesmo com as plavras ANIME BETIM.
    Sou um dos organizadores deste festival de anime e estou bolando uma logomarca com o nome do evento em japonês.
    Grande Abraço

  10. Para escrever palavras não japonesas ela sofre algumas adaptações, porque tem vários sons que não existem em japonês. Por exemplo o “br” e o “l” do Brasil (fica ブラジル – “bu ra ji ru”, e não “ba ra ji ru”)
    Anime já é uma palavra japonesa, e não sofre nenhuma alteração (geralmente é escrita em katakana: アニメ)
    Para nomes em geral temos um conversor aqui no site:
    http://www.aprendendojapones.com/apps/conversor_nomes_katakana.php

  11. eu gostaria de saber como se escreve geovani com a letra japonesa aguardo a resposta obrigada

  12. ARIGATOO DOUGARASU… (eu achoq é assim)

    muito obrigado msm, eu estava louco procurando um site q mi ensinase, agora eu incontrei, vou mi aprofundar muito nesse site… muito obrigado ^^

  13. Pessoal, gostaria que alguem tirasse minha duvida… Pra traduzir meu nome: Ricardo ou Rafael que é o nome do meu filho, escrevo em qual alfabeto? ou nao tem nada a ver tanto faz??? obrigado Abraços, Ricardo.

  14. Pow cara, adorei o blog, a muito tempo eu tava querendo aprender japonês mas não sabia por onde começar. xD Acho que por aqui eu posso começar com algumas coisas e ir evoluindo com o tempo. xD

    Pow, se alguem tiver alguma dica, pra me dar, por favor diz ai. ^^ Eu sei poucas palavras que eu vejo em mangas que leio. xD

  15. Oiiii nossa muito bom seu blog….Parabéns
    Está sendo muito bom para mim já aprendo a lingua japonesa com uma professora particular e as dicas que vc da me ajuda muito…
    bem estou conhecendo o blog aos poucos preciso de um favor um programa ou site que eu possa escrever em Japones…
    Obrigada…
    PARABÉNS
    bjss

  16. Konnichiwa!
    Oi, tenho uma perguntinha…Depois de tentar MUITO, consegui aprender a escrever em japonês em meu PC.
    Eu entendo bastante de japonês, j;a consigo formular algumas frases e tal… Mas não sei escrever hiragana/katakana. Então quando vou escrever algo no teclado nada sai como deveria.
    Poderiam me ajudar?
    Desde j;a obrigadoooooo!
    Fiquem com Deus!

  17. aki cara gostei do seu blog mas estou achando muito dificil aprender o harigana pois aqueles pequenos pontos que mudam o som me confundi eu tenho q decora me ajuda um jeito facil de decorar ai valeu

  18. Olá, gostaria de fazer uma tatiagem em japonês, seria proteção divina ou Deus. qual a maneira correta, em katakana, em hiragana ou em kaji.
    Obrigado.

  19. eu adoro japoneis mais e muitooo dificio eu aprender sozinho augem me dar uma dica ai pra me agudar n to entendendo muito bem nao

  20. Ola, eu gostei do seu blog bastante, so que eu estou com muita dificuldade, não estou entendo nada…Principalmente o alfabeto que é o basico, entao quer dizer que eles nao tem alfabeto tipo.a-B-C-D.. como é explica ai por favor domo arigato

  21. Não é difícil, gente. Por exemplo:
    ば ba び bi ぶ bu べ be ぼ bo
    ぱ pa ぴ pi ぷ pu ぺ pe ぽ po
    は ha ひ hi ふ fu へ he ほ ho

    repare que os que começam com b (ba, bi,…) tem dois riscos
    os que começam com p (pa, pi,…) tem uma bolinha
    os que começam com h (ha, hi,…) não tem nada.
    É so praticar. Eu decorei todos de tanto entrar em sites japoneses e tentar ficar lendo (só lendo, não entendendo, hehe). Ganbatte kudasai, pessoal!

  22. Gente, alguem conseguiu entrar nesse site que ele diz la em cima que tem gifs ?, eu nao estou conseguindo entrar e ver os gifs se alguem conseguir pora favor me fala ai , e me manda o link correto

  23. oi alguem ai queria uma explicação, eu escrevi o meu nome Bryan, no conversor aki do site de katakana, so que as letras que apareceram depois que converteu, meu nome ficou buriyan, eu pense que seria bariyan, alguma coisa assim, alguem me explica melhor ^^ arigato

  24. Bryan-Sama, é assim mesmo, quando se converte. Quer fazer o teste? Diga Buriyan bem rápido. Percebeu que o “u” quase não é pronunciado? O meu é Rubensu, na sílaba “su”, o “u” é quase mudo também. Esse é a técnica dos nomes japoneses e dá para escrever qualquer nome estrangeiro em katakana. Espero ter ajudado.

  25. Bom,eu queria saber de uma coisa,como eu formo uma frase em hiragana,tipo assim:
    o dia,
    como eu coloco para usar o “o”?

  26. Konnichiwa!^^
    Como eu fasso uma frase em hiragana?
    Tipo:
    a mala
    como eu irei representa o “a”?
    Obrigada!

  27. eu queria sabe um coisa tem algum tipo de significado as palavras em traduzida em japonés

  28. Galera, agora q eu vim ver esse blog, n desistam eu n acho tao dificil assim aprender japones, posso lhes dizer q o q sei jah eh bom começei com o livro “みんなの日本語” “minna no nihongo” eh muito bom. Tenho q falar uma coisa, aprendi todos os katakanas e hiraganas com 12 anos. e hoje tenho 15, mas ouve um probleminha, pq soh vim pegar no livro a pouco tempo, mas nnunca esqueci os kanas. Yamenaide…

  29. Bryan, os katakanas sao escritos de acordo com a pronuncia do q vai ser traduzido para o japones, por exemplo leia o meu nome ” マテウス” Matheus. Ok? Isso responderá melhor: toda escrita como BRA, PRA, CRA, etc. no katakana fica BURA, PURA, CURA, etc. Ex: BRASIL em japones vc deve saber, n se escreve BARAJIRU e sim BURAJIRU.

  30. Yasmin, n existe artigo na lingua japonesa: “a mala” se escreve, “かばんは”, por exmplo: かばんは小さいです。
    obs: kaban, é saco, mas eu acho q serve para mala tbm.

  31. Tinha um comentario com um link q abria a pagina de um site de donload de animes q tabem tinha aulas de japones , poden me passar esse site, por favor

  32. Olá, gostei muito deste site. Não tenho nenhuma descendência japonesa e não entendo nada desse idioma, mas meu filho (7 anos) estuda numa escola japonesa onde a língua japonesa é uma disciplina. Ele iniciou no 1º ano (6 anos) e pra mim é muito difícil ensinar, principalmente nas provas. Agora mesmo ele irá fazer prova sobre HIRAGANA. Percebi que os gifs podem me ajudar a ensiná-lo.

  33. Acredito que a maneira mais facil de aprender a pronuncia dos caracteres seria com um video ao estilo B+A=BA, só que para dar certo não pode escrever a tradução, tem que por o caractere e a pronuncia em audio, em seguida aumentar o level com frazes lentas com grifagem do caractere igual num karaoke.
    Se acaso ja tem isso em algum lugar ou se fizerem isso me avisa pelo email blz.
    vlw =)

  34. Mtoo bom o site,agora preciso comprar uns manuais pra estudar japonês.

  35. Crisci em uma cidade com bastante japoneses, estudei com eles e amo a cultura japonesa, comecei a aprender hiragana com 12 anos mas depois tive que deixar de lado e me dedicar a outras atividades. Hoje com 48 anos desejo voltar as aulas mas como moro distante dos grandes centros urbanos o jeito é aprender pela net, esse site veio a calhar. obrigada.

  36. Olá,parabens pelo blog,acabei de descobri-lo e ja achei incrivel.Tenho 23 anos e adoro animes e jogos(em especial RPG)e por isso comecei a adorar o Japao e o seu idioma.Queria tirar uma duvida:o hiragana,katagana e kanji podem ser usados juntos?Por exemplo,se eu fosse mandar uma carta para um amigo q mora no Japao,e tivesse tanto palavras japonesas quanto estrangeiras,posso misturar hiragana com katagana?Se não,como faz então?Desde ja agradeço e mais uma vez parabens pelo blog!^^

  37. Oi,parabens pelo blog,queria tirar uma duvida:por que no hiragana e katakana tem duas silabas “ZU” cada um?valeu e continuem assim!XD

  38. Oi amei ! Pra dedeu pelo menos A” aprendi. So que eu gostaria de saber de um site que eu possa me aprofundar mais pois estou querendo ocupar minha cabeça com outra lingua e aprender mais.por que onde eu trabalho e´cheio de japoneses e gosyttaria muito de falar. Obrigada e um beijo

  39. Jo onde vc aprendeu japones, nesta pagina vc tinha colocado um site, qual era esse site por favor!

  40. Que site bacana sempre que termino de ler os artigos, quero me aprofundar então abro algumas guias e sempre acabo aprendendo mais nos comentários e abro os links em fim… estou com seis guias abertas só sobre seu site, fala serio cara você esta fazendo isso do jeito certo.

  41. esse é o melhor site de língua japonesa arigato kkkkk esse site divia resseber 99999999999.99999999999999999.999.99.9 estrelas e 1.000.000 de medalhas isajerei né.q nada parabens ao siteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    :-) thau

  42. oiiii, uma pergunta ,
    por que não consuigo aicha como se escreve
    “chi” em Hiragana e nem em Katakana??

  43. oiiii, uma pergunta ,
    por que não consigo aicha como se escreve
    “chi” em Hiragana e nem em Katakana??

    (corrigindo) =)

  44. arigatou gozaimasu,sou uma pricipiante,no japonês,estou peguando tudo que vêjo de japonês e vou fazendo um dicionário no meu PC por que eu estou doidinha pra aprender falar esse idioma por dois motivo:o primeiro é que eu sou Fãn de animes,e a maioria ainda não foi dublado,então eu sou obligada a ler aquelas legendas chatas,presto mais atenção nelas do que nos animes ai fica meio chato,e segundo é que eu açho um idioma muito lindo e engraçado,eu amo ese idioma

  45. eu gostaria de saber o significa do alfabeto exemplo tsu significa…?se alguem poder me ajudar por favor!

  46. O site está de parabéns, no entanto, algo que não encontrei neste e no “ComoAprenderJaponês” foi a estrutura de escrita e leitura das sentenças. Ou seja, se a sentença inicia da direita para esquerda, se os ideogramas são escritos em formatos de pilares como em mangás, e se no Japonês há/hão conexões entre palavras como pronomes, verbos de ligação, etc. E gostaria de saber se existe uma idade recomendável para iniciar-se o estudo da língua, e quanto um intercâmbio ajudaria no processo de formação da língua, considerando a pré-existência do básico da língua japonesa.

    Obrigado

  47. Oi jo
    Bom estava tentando escrever o meu nome eu katagana mas nao consegui
    O meu nome e eduardo
    Ai eu coloquei o a dps o du e como faço o ar ? Queriam q me explicassem
    Nao e so ar tem pas d passaro
    Sil d silvia e outros
    Poderiam ensinar
    Muito bom aqui aprendo muitas coisas
    Estou aprendendo hiragana primeiro obg ^^

  48. nao e muito dificil por exenplo あ a い i う u え e お o
    か ka き ki く ku け ke こ ko が ga ぎ gi ぐ gu げ ge ご go
    さ sa し shi す su せ se そ so ざ za じ ji ず zu ぜ ze ぞ zo
    た ta ち ti つ tsu て te と to だ da ぢ di づ zu で de ど do
    な na に ni ぬ nu ね ne の no
    は ha ひ hi ふ fu へ he ほ ho ば ba び bi ぶ bu べ be ぼ bo
    ぱ pa ぴ pi ぷ pu ぺ pe ぽ po
    ま ma み mi む mu め me も mo
    や ya ゆ yu よ yo
    ら ra り ri る ru れ re ろ ro
    わ wa を wo voi naõ e muito dificil

  49. 谷歌翻譯和更好,因為它有像中國網站信
    tradutor google e melhor porque tem letras chinesas gostei do site
    naõ se esquesan pegei

  50. eu gostaria de saber como se escreve ” L ” nesta linguagem…POr favor se puderem me ajudar agradeço ;)

  51. depois do hiragana e do katana é bom estudar kanji ou ja começo nas aulas ? pq eu vi q logo na primeira aula tem uns kanjis se eu estudar antes kanji fica melhor pra mim aprender com as liçoes e se vcs conhecem o site bussu q ensinam linguas eu achei daora mas ainda naum comecei pois eu naum terminei de decorar os dois alfabetos, mas ja estou quase terminando esta ai o site de cursos q eu falei http://www.busuu.com/home

  52. Eu acho que eh um pouquinho complicado de se aprender o katakana, sendo que jah temos que decorar o hiragana… MUZUKASHI!!!!!!!

  53. Pode numa mesma frase usar o hiragana com katakana?? já que um é para nomes e palavras estrangeiras e outro e a forma japonesa de escrever???

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>