Tategaki – Escrita Vertical







 ゜















 `


Tategaki (縦書き – たてがき) é a escrita com orientação vertical, tradicionalmente utilizada no Japão e em outros países asiáticos. Quando escrito dessa forma, o texto é lido de cima para baixo começando na coluna mais a direita e avançando para as colunas da esquerda.

Ainda é bastante utilizada em livros, mangás, jornais, etc. porém perdeu bastante espaço para o seu “rival” 横書き (yokogaki) – a escrita horizontal (sim, essa que usamos em português!).

Na internet, o uso do tategaki é dificultado pois não existe suporte para isso em HTML. Geralmente é utilizado através de tabelas (colocando o texto em colunas, com um caractere por linha) ou então com a tag <pre> (texto pré-formatado – você usa espaços para alinhar os caracteres de forma que fiquem formando colunas). Com a tag <pre> o código fica bem curto e limpo, porém ele só funciona com caracteres de mesma largura – fato que limita bastante as possibilitades de formatação no texto. Por isso eu acho que tabelas são melhores, com elas você pode até aumentar o tamanho da fonte em uma palavra no meio do texto sem estragar tudo.

Outra alternativa é com CSS utilizando o atributo writing-mode: tb-rl. Esta seria a melhor e mais simples solução, se não fosse por um problema: atualmente só funciona no Internet Explorer.

Escrever em tabelas ou pré-formatar o texto manualmente dá muito trabalho. Acredite, você não vai querer fazer isso. Mas felizmente você pode usar uma solução mais inteligente, como por exemplo gerar as tabelas automagicamente através de javascript. Se você não sabe javascript, pode pegar o meu (no bom sentido) ou então utilize o gerador de código HTML que criei abaixo:

(Leitores de feed ou email precisam entrar aqui no site para ver isso funcionar!)

Como escrever na vertical

Escreva um texto qualquer abaixo. Dica: com letras japonesas fica muito mais bonito. Caso você use o Internet Explorer, o texto já vai ficar em tategaki aqui mesmo. Porém, para funcionar em outros navegadores é necessário utilizar o código HTML gerado. No IE, note que letras japonesas ficam de pé quando escritas em tategaki, mas o romaji fica rotacionado. É assim mesmo.

Altura:

Resultado










 ゜












 ゜

Código HTML

Copie o código abaixo. Você pode utilizar em seu site, scraps no Orkut ou qualquer outro lugar que aceite HTML.

13 comentários a “Tategaki – Escrita Vertical

  1. Será que isso ainda vai sobreviver Jô? Acho que daqui uns anos, muitos anos, talvez seja algo ancestral e não mais usado. Embora no Japão, quando eu tinha que escrever redação, era sempre em tategaki.

  2. “só funciona no Internet Explorer”

    Raro, raríssimo….

    Excelente solução e scripting, mas acho que vou esperar o writing-mode ficar mais popular…

  3. @Mairo, sei lá, acho que sumir completamente é meio difícil… tem gente que acha mais bonito, fácil de ler, e o fato de ser algo meio tradicional deve fazer as pessoas quererem preservar isso…

    @Wkad: é, o writing-mode seria perfeito, mas esperar pra usar deve levar um bom tempo… mesmo que todas as novas versões de navegadores aceitassem isso daqui pra frente, ainda temos que considerar os navegadores antigos por alguns anos…

  4. bom, acho dificil q isso desapareça.
    é muito comum ver isso. Manga é tudo assim.

    O microsoft word tem essa opção de escrever verticalmente. Quando uso o ime pra escrever no word da até certo, mas por algum motivo depois de um tempo acaba travando tudo =/

    bugs da M$ a parte, fica muito interessante assim.

    como escrevo: “Consigo escrever na vertical”? =D
    縦書きで 書きます できる! <- assim? =X

  5. oi tenho um site que você, é você mesmo o dono do site! alguem gosta de musica japonesa ou koreana.
    Chegou a hora de baixar CDs de varios cantores Asiaticos veja o site!!!!!!!!!!!!!!

    http://www.dimazdizon.com/

    PODEM COMFERIR NÃO É VIROS!!, O SITE COMPLETAMENTE SEGURO

    FICO SURPRESO POR NÃO TER CONTATO COM O DONO DO SITE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *