Categories: Básico

Aprendendo Hiragana e Katakana

Hiragana e Katakana são dois alfabetos básicos utilizados pelos japoneses. Além do Kana (termo geral para se referir às escritas hiragana/katakana), também são utilizados o Kanji (ideogramas de origem chinesa) e o Romaji (o nosso alfabeto que você já conhece!).

Hiragana e Katakana são muito fáceis de aprender. As pessoas se assustam um pouco com a escrita japonesa porque o sistema é totalmente diferente. Se você está assim, acalme-se! Os caracteres de hiragana e katakana são muito simples, a maioria com dois ou três traços!

Há 46 caracteres em hiragana e mais 46 em katakana. Nesses alfabetos, cada caractere corresponde a uma sílaba. O hiragana possui formas mais arredondadas e é utilizado para escrever palavras japonesas. Já o katakana possui letras mais quadradonas e é utilizado para palavras de origem estrangeira, nomes e onomatopéias.

Não quero te desanimar, mas preciso dar uma má notícia: mesmo depois de aprender todos os hiragana e katakana, você continua sendo um analfabeto em japonês. Para conseguir ler alguma coisa de verdade, você vai precisar conhecer muitos e muitos kanjis. Para ter uma idéia, os japoneses aprendem na escola cerca de 2000 kanjis mas existem muito mais do que isso! Mas vamos dar um passo de cada vez. Se preocupe com kanji depois de aprender hiragana e katakana.

Você pode ver a lista de caracteres e também praticar utilizando a planilha para treino da AprendendoJapones.com. Essa planilha gera uma espécie de caderno de caligrafia que pode ser utilizada para hiragana, katakana e também kanji. É só escolher os caracteres e imprimir numa folha. Note que há uma ordem certa para escrever os traços, e tem uma opção para mostrar isso!

Para quem quer ler mais sobre o assunto, recomendo estes quatro links:

Para treinar e brincar um pouco quando já tiver aprendido alguns caracteres:

  • http://www.aeriagloris.com/LearnJapanese/ – um teste que te mostra um caractere aleatório e você tem que escolher entre 5 opções (pode-se deixar mais fácil reduzindo para 4 ou 3 opções). Dá pra fazer qualquer combinação: mostrar o caractere em hiragana e opções em romaji, ou mostrar o romaji e opções em katakana, etc.
  • http://www.realkana.com/practice/ – Neste você tem que escrever o caractere que aparece aleatoriamente. Você pode limitar o conjunto dos caracteres que vão aparecer (por exemplo: caso você tenha aprendido só a-i-u-e-o-ka-ki-ku-ke-ko e quiser treinar apenas com estes)
Jo

Recent Posts

Dicas para turistar no Japão

Estive no Japão a turismo recentemente e fiz esta lista de dicas: 1) Alugue um Pocket wifi. Acho que é a…

4 anos ago

14º Festival do Japão

Todo mês de julho temos aqui em São Paulo o Festival do Japão, o maior evento sobre a cultura japonesa…

7 anos ago

Como escrever em japonês no Linux Ubuntu 10.04

Recentemente instalei o Ubuntu 10.04 aqui na minha máquina. Já uso Linux há vários anos, mas sempre usei o Slackware…

8 anos ago

13º Festival do Japão

Este mês terá o 13º Festival do Japão, um dos maiores eventos de cultura japonesa do mundo! O evento é…

8 anos ago

Copa do Mundo – Vocabulário

Vocabulário japonês relacionado a futebol e copa do mundo Continuar a ler →

9 anos ago

Como discutir com japoneses

Video mostrando a diferença entre o estilo de discussão ocidental e japonês Continuar a ler →

9 anos ago

This website uses cookies.