Happy Folding

Para compensar a falta de posts sobre origami aqui no blog, aqui vai a dica de um site muito bom: o Happy Folding. Sua autora tem um canal no youtube com uma centena de vídeos, alguns ensinando modelos bastante complexos.

Entrando no site, o primeiro origami que me chamou a atenção foi o rato, de Eric Joisel (imagem abaixo). Peguei o diagrama e, depois de sofrer um pouco, consegui fazer! Mas foi graças aos vídeos da Happy Folding, pois só olhando pelo diagrama eu teria enroscado em várias partes!

Rato - Origami
Rato (Eric Joisel)

Gostaria de agradecer ao leitor Lucas, que enviou os vídeos do escorpião (foi daí que achei o canal do youtube e esse site!)

11º Festival do Japão - Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

O Festival do Japão, um dos maiores eventos sobre cultura japonesa no mundo, ocorre anualmente em São Paulo e este ano será a sua décima primeira edição. O evento é organizado desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e apresenta shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições e atividades para as crianças.

Todo ano é escolhido um tema. Ano passado foi a “Beleza do Japão” e este ano é o “Centenário da Imigração Japonesa no Brasil” (caso não saiba, o aniversário de 100 anos da imigração é 18 de junho deste ano). Devido ao centenário, provavelmente este será o maior e melhor Festival do Japão de todos os tempos!

Ano passado fui e adorei (até escreví um mini-post sobre o evento alguns dias antes), certamente vou este ano também!

Datas: 18, 19 e 20 de julho de 2008
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ônibus gratuito no metrô Jabaquara e São Judas
Ingressos: R$ 5 (Entrada gratuita para idosos - 65 anos e crianças até 8 anos)
Mais informações: http://www.festivaldojapao.com/

Megumi

Megumi 「めぐみ」é um anime sobre Megumi Yokota, uma japonesa que foi raptada pela Coréia do Norte em 1977. A história é baseada em fatos reais e muitos outros cidadãos japoneses foram raptados nessa época, possivelmente com o objetivo de ensinar a língua japonesa para espiões Norte-Coreanos (a wikipedia pode explicar isso melhor do que eu).

O download é grátis e pode ser feito em japonês, inglês, chinês ou koreano. Baixei a versão japonesa mas ainda não assistí (e provavelmente vou precisar da versão em inglês para entender direito).

Megumi

Via Japan Probe

Kanjis Mais Utilizados

Quem usa o Rikaichan já deve ter notado a existência de um campo “freq” em seu dicionário de Kanji. Esse número indica um ranking dos 2501 kanjis mais utilizados, baseados em uma análise feita sobre a ocorrência dos kanjis no jornal Mainichi durante 4 anos. Segue abaixo um top 10 dos kanjis mais utilizados:

  1. - Dia, Sol (Jouyou 1)
  2. - Um (Jouyou 1)
  3. - País (Jouyou 2)
  4. - Encontro, reunião (Jouyou 2)
  5. - Pessoa (Jouyou 1)
  6. - Ano (Jouyou 1)
  7. - Grande (Jouyou 1)
  8. - Dez (Jouyou 1)
  9. - Dois (Jouyou 1)
  10. - Livro, principal (Jouyou 1)

Para ver a lista completa, clique aqui. Note que esse ranking pode não refletir tão precisamente a “vida real”, pois é baseada apenas na ocorrência em jornais. Como podem ver na lista, o kanji de “política” está muito bem posicionado (17) apesar de ser um pouco avançado (Jouyou 5)!

Transparente (Kanji)

Kanji - Transparente Transparente

Agora a pouco estava lendo a letra de uma música e resolvi aprender o kanji acima (透), já que ele estava lá no meio da letra me “atrapalhando”. Bom, até aí tudo bem. O que achei engraçado é um dos significados de uma palavra com esse kanji:

sukasu - peidar sem fazer barulho

Atenção no último da lista. Entendi direito??? Peidar sem fazer barulho? Até tem algum sentido… transparente, ninguém vê quem foi!

Falando nisso, lembrei de um texto que lí faz tempo no blog Sobre o Japão e os Japoneses (que tá meio morto mas tem uns posts muito bacanas): O Peido.

Emprego no Japão

Há alguns dias atrás eu estava com umas idéias de trabalhar no Japão. Bom, ainda falta enlouquecer mais um pouco para largar tudo aqui e ir sozinho para o lugar mais longe do mundo, sem (quase) ninguém que eu conheça lá e sem dominar o idioma. Para quem já está disposto a fazer isso, vai aí algumas dicas que encontrei:

  • http://www.ciate.org.br - Centro de Informações e Apoio ao Trabalhador no Exterior - Fornece informações e orientação sobre empregos no Japão, cultura, costumes, vida cotidiana, leis trabalhistas, impostos, seguro-social (saúde, previdência, desemprego, acidentes de trabalho), etc, etc, etc. Enfim, tudo o que você vai precisar saber antes de ir, durante a permanência e após o retorno. Além disso também realiza cursos interessantes para que vai para lá (e gratuitos!).

Para quem está no Brasil, provavelmente o mais fácil é começar buscando informações na CIATE e também com agências de emprego (como as que tem na Liberdade em São Paulo). Para ter uma idéia de como as coisas são para a sua área (salário, benefícios, quanto exigem de nihongo), segue abaixo alguns sites com ofertas de emprego:

  • http://www.workinjapan.com (Em inglês) - Como o nome diz, é um site de empregos no Japão. Possui ofertas em diversas áreas.
  • http://www.gaijinpot.com (Em inglês) - “O número 1 para estrangeiros no Japão” - este site possui muitas dicas sobre a vida no Japão para os estrangeiros, incluindo emprego, moradia, impostos, saúde, etc.