Há alguns dias atrás eu estava com umas idéias de trabalhar no Japão. Bom, ainda falta enlouquecer mais um pouco para largar tudo aqui e ir sozinho para o lugar mais longe do mundo, sem (quase) ninguém que eu conheça lá e sem dominar o idioma. Para quem já está disposto a fazer isso, vai aí algumas dicas que encontrei:
- http://www.ciate.org.br - Centro de Informações e Apoio ao Trabalhador no Exterior - Fornece informações e orientação sobre empregos no Japão, cultura, costumes, vida cotidiana, leis trabalhistas, impostos, seguro-social (saúde, previdência, desemprego, acidentes de trabalho), etc, etc, etc. Enfim, tudo o que você vai precisar saber antes de ir, durante a permanência e após o retorno. Além disso também realiza cursos interessantes para que vai para lá (e gratuitos!).
Para quem está no Brasil, provavelmente o mais fácil é começar buscando informações na CIATE e também com agências de emprego (como as que tem na Liberdade em São Paulo). Para ter uma idéia de como as coisas são para a sua área (salário, benefícios, quanto exigem de nihongo), segue abaixo alguns sites com ofertas de emprego:
- http://www.workinjapan.com (Em inglês) - Como o nome diz, é um site de empregos no Japão. Possui ofertas em diversas áreas.
- http://www.gaijinpot.com (Em inglês) - “O número 1 para estrangeiros no Japão” - este site possui muitas dicas sobre a vida no Japão para os estrangeiros, incluindo emprego, moradia, impostos, saúde, etc.
Mas a maioria são para descendentes né =|
Abraços.
É, acho que deve ser mais difícil tirar visto pra ficar por bastante tempo se não for descendente…
Mas se tiver formação superior ou mais de 10 anos de experiência comprovada é possível conseguir o visto de longa permanência. Se quiser mais detalhes posso pesquisar e te repassar as informações que eu conseguir.
Qual o tipo de serviço que você procura?
Esperamos todos que a economia mundial volte a ser como era antes, e essa má fase passe o mais rápido possível.
Aproveita para ir estudando o nihongo 🙂
Abraco e parabens pelo blog!
gostei do blog …queria apenas mais informaçôes concretas sobre a estadia no japâo…e como posso fazer para ir. nâo sendo descendente de japones …mas tendo um pouco de conhecimento de japonês. quais sâo os serviços fornecidos e tudo mais obrigado desde já …valew …