Aprendendo Hiragana e Katakana

AHiragana e Katakana são dois alfabetos básicos utilizados pelos japoneses. Além do Kana (termo geral para se referir às escritas hiragana/katakana), também são utilizados o Kanji (ideogramas de origem chinesa) e o Romaji (o nosso alfabeto que você já conhece!).

Hiragana e Katakana são muito fáceis de aprender. As pessoas se assustam um pouco com a escrita japonesa porque o sistema é totalmente diferente. Se você está assim, acalme-se! Os caracteres de hiragana e katakana são muito simples, a maioria com dois ou três traços!

Há 46 caracteres em hiragana e mais 46 em katakana. Nesses alfabetos, cada caractere corresponde a uma sílaba. O hiragana possui formas mais arredondadas e é utilizado para escrever palavras japonesas. Já o katakana possui letras mais quadradonas e é utilizado para palavras de origem estrangeira, nomes e onomatopéias.

Não quero te desanimar, mas preciso dar uma má notícia: mesmo depois de aprender todos os hiragana e katakana, você continua sendo um analfabeto em japonês. Para conseguir ler alguma coisa de verdade, você vai precisar conhecer muitos e muitos kanjis. Para ter uma idéia, os japoneses aprendem na escola cerca de 2000 kanjis mas existem muito mais do que isso! Mas vamos dar um passo de cada vez. Se preocupe com kanji depois de aprender hiragana e katakana.

Você pode ver a lista de caracteres e também praticar utilizando a planilha para treino da AprendendoJapones.com. Essa planilha gera uma espécie de caderno de caligrafia que pode ser utilizada para hiragana, katakana e também kanji. É só escolher os caracteres e imprimir numa folha. Note que há uma ordem certa para escrever os traços, e tem uma opção para mostrar isso!

Para quem quer ler mais sobre o assunto, recomendo estes quatro links:

Para treinar e brincar um pouco quando já tiver aprendido alguns caracteres:

  • http://www.aeriagloris.com/LearnJapanese/ – um teste que te mostra um caractere aleatório e você tem que escolher entre 5 opções (pode-se deixar mais fácil reduzindo para 4 ou 3 opções). Dá pra fazer qualquer combinação: mostrar o caractere em hiragana e opções em romaji, ou mostrar o romaji e opções em katakana, etc.
  • http://www.realkana.com/practice/ – Neste você tem que escrever o caractere que aparece aleatoriamente. Você pode limitar o conjunto dos caracteres que vão aparecer (por exemplo: caso você tenha aprendido só a-i-u-e-o-ka-ki-ku-ke-ko e quiser treinar apenas com estes)

108 pensamentos em “Aprendendo Hiragana e Katakana

  1. Desculpe a demora para responder, mas até agora não entendi o que você quis dizer com mandar o ALFABETO.
    Se procura por FONTES, elas podem ser encontradas aqui
    Se for só imagem com as letras, isso pode ser encontrado facilmente nos sites acima (logo no primeiro link já tem).
    Se for outra coisa, explique melhor…

    []’s

  2. Realmente fazia dias que estava atras de um site como esse que explicasse de maneira simples a entender e até iniciar a falar japones.Acho que só ficou faltando disponibilizar um dicionario (japones portugues ou virse -versa), talvez até basico para melhorar o conhecimento na lingua japonesa…
    No mais o Site é dez

  3. ポハ、 マス ポル ケ ボセ エスタ エスクレベンド デセ ジェイト??? イソ ナオ ファズ オ メノル センチド!

  4. Estou adorando o seu trabalho. Gosto muito da cultura japonesa, e fiquei interessada a pouco tempo em estudar a fundo a gramatica deles. Estou começando os estudos sozinha.. Sei que a batalha vai ser bem dificil, mas não impossivel.

  5. Ei Jo muito bom esse site. Estou começando agora a aprender japones. O link dos exercicios em PDF me parece corrompido e eu nao consigo acessar a lista de exercicios poderia me ajudar por favor???

    obrigado

  6. Testei o link e consegui baixar e abrir o arquivo. Talvez precise das fontes pra ver esse arquivo (não tenho certeza!). Vc tem as fontes aí?

  7. Esse site é muito bom…!!!
    Sou iniciante nesse blog, e estou aprendendo bastante coisas….

    Esses links ai em cima são muito bons mesmos… consegui grava a maioria dos hiraganas…
    Só nao entendo uma coisa…
    Até que para traduzir do japonês para Romaji eu consigo…. mas do Romaji para a nossa lígua nao..!!
    Será que nao tem nenhum lugar que possa me ajudar quanto a isso…???

    Acho que eu vou ter que comprar um dicionário mesmo..!! rsrs…

    Continue com o blog… ta bem legal mesmo…

  8. Muito bom que esteja conseguindo entender os hiraganas! Não quero desanimar, mas isso é só a “ponta do iceberg”! Demora e dá bastante trabalho aumentar o vocabulário em japonês. Na seção Útil daqui do site tem alguns dicionários que podem ajudar. Recomendo o Rikaichan, que é um plugin pro Firefox muito prático: só passar o mouse em cima da palavra para ver o significado

  9. Pior q eh…!!
    é a “ponta” da “ponta do iceberg”…!!! rsrs… porque ainda tem os Katakana…

    Eu tava vendo no Toolbox o Jouyou Kanji… tem um monte de Kanji ali… O_O
    Mas tem q começar com calma pq senão eu confundo tudo ai acabo nao aprendendo nada…. ¬¬”

    hauhauhasuhau…

  10. Excelente post o seu, muito interessante, e dá vontade de ficar horas e horas treinando…

    a unica parte meio confusa é quando eles traduzem as frases, e tem palavras que não são traduzidas “wa”, eles não colocam nada explicando…
    mas sem levar isso em consideração… é perfeito… eu já aprendi o que não aprendi a vida inteira…

    muito bom o seu trabalho. vlw

  11. adorei o site.
    Eu ja tava estudando em casa pegei uma foto do Hiragana e do Katakana e ia lendo e tentando memorizar.
    so tenho um duvida o que significa “一”
    to loco para saber o siginificado, tem em todo texto mas não consegui descobrir por conta propia.
    valeu.

  12. esse site é maravilhoso! olha só moro no interior do ceara nao conheço nada de japones e tenho esse nome— daikon– daí entao o meu interesse por japones! será que alguem aqui poderia me ajudar a começar a entender alguma coisa de japones me dizer como posso iniciar… conto com a ajuda de voces ! ons: nao sou decendente de japones e nem sei de onde meu pai tirou esse nome
    vlw

  13. Para Estefam: o tracinho horizontal serve para “esticar” o som do caractere anterior quando a palavra é escrita em katakana. Exemplo: ケーキ (keeki)

    Para Daikon: arigatou e seja bem vindo! Acho que para começar é bom aprender as escritas hiragana e katakana, que é o tema deste post. Na página Iniciantes do menu de cima do blog eu tb aponto algumas outras direções que devem ajudar quem está começando do zero

  14. Pingback: Guaraná Antarctica Japonês | kill -9 -1

  15. ae galera…esse saite é féra estou aprendendo muita coisa aqui….valeu ai pra todos que colaborão com essa iniciativa …arigato gazaimashita

  16. foda mesmo eu naum consigo entender como traduzir do katakana rpo portugues mais esse blog e massa mais os origames vc faiz muito rapido e fica dificil acompanha!!

  17. tem um site que eu uso muito

    na parte de kanjis , eles mostram passo a passo como escrevê-los, sem que fique abrindo uma nova janela.
    valeu pelas fontes!
    =}

  18. O site da nippo é muito bom! Acho interessante que eles usam quadrinhos para mostrar o contexto em que são utilizadas algumas expressões em japonês

  19. Minha dúvida é justamente no meu nome. Yuji (iudi) se escreve com qual “JI”, com o da família do “Z” ou do “D”. Gostaria de saber o por quê e qual a diferença.
    Muito obrigado.
    E só mais uma pergunta, percebi que os nomes ocidentais são escritos com o katakana, os de origem japonesa são escritos com o hiragana?

  20. É com じ. Não sei dizer o porquê, mas ぢ não é usado quase nunca…
    Os nomes de origem japonesa podem ser escritos em Hiragana ou Kanji e os estrangeiros sempre em katakana

  21. Gostaria de saber se alguem sabe o significado do meu nome. Estou procurando já faz um bom tempo e não encontro nem o Yudi nem o Yuji (versão correta do nihongo). Caso alguem tenha encontrado, por favorpoderia me informar? e com qual Kanji ele é escrito?
    Sds

  22. ola! Jo tudo bom?
    achei muito interessante esse teu blog.
    Estava procurando algo pelo google,e encontro
    esse teu blog maravilhoso.
    To precisando aprender algo,pois estou no Nihon.
    E aprender algo mais é muito bom né!
    Ainda mais que meu filho esta no yochien.
    me cadastrei para receber as atualizações
    pelo email Niuzatsuda@yahoo.com.br
    beijinhos e parabens pelo blog

  23. Adoreiiii seu saite, muito bom mesmo, pricipalmente p pessoas como eu q estou começando agora!!
    espero q + a frente possa me ajudar em algumas duvidas!!Obrigada

  24. o japancorner tah tendo uns problemas…

    Bad Request (Invalid Hostname)

    o problema procede, ou é só aqui? alguem sabe se tá assim há algum tempo?

    fora isso, os links são uteis demais! especialmente os dois primeiros

    valeu!!

  25. olá…
    … também gostaria de saber o significado do nome Yuji!!

    Será q alguém poderia me ajudar??!!

  26. Domo konnichiwa ^_^~ Adorei *-* Tipo, eu sou bisneta de uma japonesa (sou yonsei, oiq *-*), só que eu não a conheci, então sou totalmente inútil com japonês (T_T) Aprendi umas palavras com um amigo meu que é filho de japoneses e morou no Japão por uns 8 anos e tal, mas os kanjis são mais… ahn difíceis de ele ensinar G_G’
    Anyway, poderia enviar o alfabeto em katakana pro meu e-mail? :3
    Arigatou gozaimashita.
    Sayonara.

  27. Pq vcs nao baixam o Kana no quiz?

    eh um program que te ensina tanto o alfabeto quanto a pronuncia…

    eh legal…

    eu tenhu mas eu peguei no baixaki… e recomendo eh otimo…

  28. Bom kanji tem mais de 5000, pra ele ensinar vai demorar muito…
    sem noção…

    ()_()
    ( ‘-‘ ) desanima não vc pode aprender indo na feira japonesa do recife… lá tem muitos livros, mas vc tem que saber Hiragana e Katakana primeiro… boa sorte (Good luck)…

  29. Gentileza informar se meu nome pode ser escrito no formato chines, pois quero fazer uma bela tatoo com meu nome nas costas !!! Grato.

  30. SABE EU NÃO SEI NADA SOBRE JAPONES E NEM SEI POR ONDE COMEÇAR !!! OQ EU TENHO Q FAZER???
    OQ TENHO Q APRENDER???
    A PROMEIRA COISA!!! OQ É??? ME AJUDE
    EU QRO TANTO ESCREVER EM JAPONES!!! MAIS NÃO CONSIGO EU NAO SEI OQ PRECISO APRENDER!!! É AS PALAVRAS EM JAPONES OU OS SIMBOLOS??? obrigado deiz de ja!!!

  31. então tenho q decorar os simbolos ???
    obrigado
    e eu tambem qria saber como faço para escrever em japonês no word
    eu ja vi um post do link pra baxa o programa mais quando entro a microsoft mostra o erro de link
    ond posso baixar???
    e como instalar???
    OBS: EU NAUM TENHO O CD DA MICROSOFT OFFICE!!! PRECISA???

  32. Sim, da mesma forma que você é capaz de reconhecer as letras romanas para ler em português vc também precisará reconhecer os hiragana/katakana/kanji para conseguir ler japonês

  33. mais uma pergunta…
    eu procurei o OFFICE IME só q quando eu clico no ime japanes na pagina de busca da microsoft aparece LAMENTAMOS MAIS A PAGINA Q VC SOLICITOU NÃO PODE SER ENCONTRADA oq tah será q ta acontecendo???

  34. Vc disse que gostaria de achar um bom material em português…aqui tem! Hehe ^^
    http://op.xisde.net/
    O Otaku Project é um site com aulas de japonês, e tem exercícios de fixação dos hiraganas, depois dos katakanas e etc…é bem interessante.

  35. Jah procurei muitas vezes e já começei várias vezes a tentar aprender Japonas..
    mas finalmente achei o lugar certo (y)
    Brigada :)
    Beijos
    Rafaella^^

  36. Estou estudando japonês há dois meses, mas confundo muito os ideogramas, não sou oriental e aprendo por amor mesmo. Amo a cultura e sabedoria japonesas. Acabo confundindo as formas, vc tem algumas dicas pra eu poder memorizar melhor? Mto obrigada.

  37. jo, estou disposto a aprender a escrever assim , com esse ideogramas, !!! nessas veria vai se meu passatempo
    amo a cultura japonesa , rpincipalmente pela tradiçao
    vlw

  38. queria saber se tem algum site q possa traduzir as
    palavras de nihongo pra portugues?
    sou iniciante to comecando agora,sozinha e dificil
    mais nao impossivel!!!!
    alguenm me ajudeeee…..onegaii

  39. Mto bom o blog… Estava procurando um q me ajudace um poko e me deparei com esse… É simplismente otimo… Vlw ae e continue com este otimo trabalho…

  40. OI, alguem me pode dizer como escrevo as palavras TU/EU em Hiragana?

    Muito mas muito obrigada :)

  41. あなた (você)
    わたし (eu)
    Mas tem várias outras formas de falar isso, dependendo da situação…

  42. oi, meu nome é july-pequena, meu melhor amigo é meu bixinho de estimação e ele e um ornitorrinco, ele ama o japão, pois ele veio de la, adora ver naruto mas come lasanha com a cauda, ele é um mamífero aquático mas vive voando por aí… ele construiu a estátua da liberdade e adora andar de ponei por isso, o atentado das torres gêmeas em 2001 foi culpa dele por ele ser o líder dos ornintorricos terroristas iraquianos japoneses que comeram a estrutura das torres, para se vingar das bombas atômicas lançadas durante a segunda guerra mundial em Hiroshima e Nagazaki… e por isso tudo ele adora bleach! ele mandou um beijo fofinho para vocês… xau… plin plin plin

  43. Sugoi! Comecei hj , de tanto assistir animes decidi aprender ( ou tentar), baixei as video aulas ( to baixando ainda aquela de 14 gigas ), fontes , e os arquivos , decidi começar com a escrita do hiragana , to no “a,i,u,e,o” ^^ Oyasuminasai.

  44. Comecei ontem, de todos os blogs que visitei esse é sem dúvidas o mais completo. Está me ajudando bastante, os links que você oferece são muito bons.
    有り難う !!

  45. bom estou começando a estudar, sigo o roteiro de vc´s e estou gostando do conteúdo do site parabéns Jo..

  46. Meu namorado tem uma tatuagem com letras japonesas e gostaria de saber se tem como vc me dizer oq significa essas letras, te mando a foto e vc me responde por e-mail será q poderia ser

  47. Pingback: Lição 7 (Hiragana e Katakana) | Edificando vidas

  48. quando eu comecei a aprender o alfabeto hiragana, eu baixei umas tabelas com os simbolos, em algumas das tabelas nao tinha os simbolos we(ゑ) e wi(ゐ). Por que sera? Oque os dois tem de diferente?

  49. Olá :)
    Estive a ver o teu blog e acho-o fantástico!
    Adoro a cultura japonesa e quero mesmo muito aprender japonês! Não tenho possibilidades para frequentar uma escola por isso vou tentar aprender em casa. Pelo que já consegui perceber, vai ser uma tarefa muito dificil :X Ainda por cima tenho de consiliar tudo com a faculdade…Vou só começar quando me sentir mesmo preparada e quando o fizer vou realmente empenhar-me! :)

    Eu já estive a dar uma olhadela em algumas coisas e por acaso esse ultimo post era sobre uma duvida que eu tenho. Esses caracteres obsolentos, já nao se usam mesmo? Então não há necessidade aprende-los? Esquecemos simplesmente ou comvém ter uma ideia?

    Muito obrigada e continuação dum bom trabalho :)

  50. Obrigado! É, não são usados mesmo. Eu nem sei escrevê-los, só sabia que eles existem porque tinha lido na wikipedia

  51. Mais uma perguntinha:
    Por que que alguns simbolos tem a versão pequena? Por exemplo: U pequeno(ぅ) e U normal(う), TSU pegueno(っ) e TSU normal(つ), ぁあ-ぃい-ぅう-ぇえ-ぉお-っつ-ゃや-ゅゆ-ょよ-ゎわ
    Katakana: ァア-ィイ-ゥウ-ェ-エォオ-ッツ-ャヤ-ュユ-ョヨ-ヮワ. Qual a diferença entre eles? e quando devo usar a versão pequena?

  52. Queria fazer uma tatuagem com meu sobrenome de descendencia japones… Voce pode traduzir pra mim e mandar em meu email??? o sobrenome eh Akiyama… obrigado

  53. Sobrenome é melhor perguntar pra algum parente (vó, vô…), porque não dá para adivinhar com quais kanji se escreve…
    Chuto que pode ser 秋山 (mas pode não ser isso!!!)

  54. Hajime mashite boku wa Natã desu,

    em português…xD

    eu sou Natã, e estava até animado com o fato de aprender japonês mais uma amiga minha meu deu umas dicas… ele indicou esse site então estou aqui e gostaria de saber como faço pra aprender de maneira interativa e de fácil compreensão… Saber realmente os costumes japoneses e sua cultura no geral como também linguagem e pronúncia das palavras é o meu “Sonho”. Digamos que sou apaixonado pela língua japonesa, e queria aprender de verdade qual a melhor categoria para iniciantes?

  55. Ola Natã, bem vindo!
    Já te adianto que não há uma maneira fácil de aprender japonês, leva tempo e requer bastante dedicação e força de vontade! Acredito que ajuda bastante você ter o máximo de contato com a cultura e língua japonesa através de coisas que você gosta, seja lendo revistas, mangás, vendo filmes, etc. Recomendo que comece pelos alfabetos mais básicos: Hiragana e Katakana

  56. Como se chama os ” (tracinhos) e a º (bolinha) q vão em cima do hirgana e katakana para fazer outros sons ?

  57. olá, tenho uma dúvida..
    em alguns sites, aparecem os quadradinhos chatos!
    tem algum jeito de sair aquele quadrados e ficar as letras?
    agradeço desde já

  58. Ola estou iniciando hoje ? gostaria saber por onde começar ?
    queria saber se vc tem msn ou skype para contato ?
    o que devo fazer 1° estou perdido ?
    ñ tem como colocar uma video aula explicando
    abrass
    ^^

  59. Gostaria de saber como faço para escrever em hiragana no windows 7 ( pirata ) usando um teclado ocidental ?

  60. eu gostaria de ir para o japão falar tamben e escrever eu j sei um pouco

  61. Eu tinha um interesse maior em entender o japonês do que escrever. Você acha que é possível eu aprender a língua, a escutar e traduzir sem saber tanto como escrever. Agradeço :)

  62. Olá, gostaria de saber como fica a tradução da palavra “coragem”, pois pretendo fazer uma tatuagem com a mesma, e uma dúvida, ela pode ser escrita em katakana, mesmo sendo uma palavra, que acredito eu, ja exista no alfabeto japones original? se sim me mande por email? obrigado!

  63. O hiragana é usado para palavras japonesas e o katakana para descrever palavras estrangeiras. É muito interessante saber que no japão uma pessoa deve aprender pelo menos dois mil kanjis para ser considerada alfabetizada.

  64. Olá, gostaria de saber se tem como montar algumas frases ou palavras, ou no caso do Katakana eu tentar traduzir meu nome por exemplo.

  65. Gostaria de saber se não teria que aprender romaji para poder traduzir do portugues para o hiragana por exemplo ..

  66. oi gente nao é por nada mais escreve essas palavra ta osso aki kkkk mais eu kis pk ki aprende a escreve eim japonês, intaum eu começei hj ih ja decorei as silabas to crake ja kk mais eu qeria sabe como eu escrevo texto ou versos ou outra coisa,,? sabendo ki no alfabeto teim umas palavrinhas fods de junta para dar algo :S

  67. Sou apaixona por japones e tenho uma imensa curiosidade em aprender, descobri esse site hoje, vou ver se consigo ao menos realizar um pouquinho do meu sonho, acho que vou começar pelo Hiragana, de pois o Katakana para por fim ir para os Kanji porque esse sim, mesmo que leve muito tempo, ainda não vai ser suficiente. Você ainda continua postando?

  68. depois do hiragana e do katana é bom estudar kanji ou ja começo nas aulas ? pq eu vi q logo na primeira aula tem uns kanjis se eu estudar antes kanji fica melhor pra mim aprender com as liçoes e se vcs conhecem o site bussu q ensinam linguas eu achei daora mas ainda naum comecei pois eu naum terminei de decorar os dois alfabetos, mas ja estou quase terminando esta ai o site de cursos q eu falei http://www.busuu.com/home

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>