Como eu estudo?

Fico imaginando qual seria a melhor abordagem para alguém aprender uma língua sozinho. A minha língua nativa (português, no caso) eu aprendi a falar primeiro para depois entrar na primeira série do ensino fundamental e começar a ler e escrever. Mas com inglês foi exatamente o oposto! Absorvi de tanto ler em jogos de videogame, livros, internet, etc. É claro que a vida inteira também tive contato com filmes e músicas em inglês, mas acho que o maior aprendizado foi com a leitura.

Bom, quem me conhece pessoalmente sabe que eu não me comunico muito com seres humanos (sou extremamente tímido!). Por isso, inicialmente eu resolvi tentar aprender japonês sozinho através da leitura. Não é o caminho mais curto e muito menos o mais fácil! O principal problema é que o sistema de escrita é totalmente diferente! Acho que isso é a coisa que mais assusta os não-japoneses. Pra ler um pequeno trecho de texto você só precisa saber Hiragana, Katakana e mais quase 2000 Kanjis! Fácil!

Não vou entrar em detalhes sobre esses sistemas de escrita neste momento. Mas posso dizer que hiragana e katakana são na verdade realmente simples. Acho que levei 1 dia pra aprender hiragana e mais uns 2 para katakana (não que katakana seja mais difícil, é que minha cabeça já estava cheia de hiraganas!). Não se assuste só porque são coisas diferentes! Claro que não tinha uma leitura dinâmica em 3 dias, mas já conhecia todos os caracteres. Mas o inferno mesmo são os Kanjis. Deve ser o principal motivo que leva muita gente a desistir de japonês (acho que foi o meu caso, em algumas vezes). Minha primeira abordagem foi tentar aprender kanjis, muitos kanjis, pra um dia finalmente conseguir ler qualquer texto. Também aprendia gramática com os livrinhos que citei anteriormente, mas sempre dei mais ênfase para os Kanjis.

O que posso dizer dessa minha experiência? É um pé no saco. Funciona? Acho que sim, aprendendo kanji você ganha também bastante vocabulário. Mas é chato. Acho que algumas das vezes que parei de estudar japonês no passado eu fui desmotivado por isso. Estudar sozinho tem esse problema. Não tem ninguém “te empurrando”, ou pressão de umas provinhas ou coisa do tipo e com isso você pode acabar parando por qualquer bobagem.

Neste meu novo recomeço nos estudos algumas coisas mudaram. Não só nos estudos, mas também na minha vida. Antigamente eu estava na universidade e era uma pessoa extremamente desocupada! Tinha tempo pra tudo! Atualmente eu trabalho, volto pra casa cansado e gosto de dedicar meu tempo livre a exercícios físicos. Com essa falta de tempo, agora eu adotei um podcast (ver post anterior) como principal material de estudo (mas é claro que ainda estudo kanjis também). Resumindo, basicamente são lições em arquivos de audio que eu coloco no meu celular (ou poderia ser um mp3 player) e posso estudar ao mesmo tempo que estou indo ao supermercado! Muito bom! Acho que isso me deu um novo ânimo para estudar. Não sei como não tinha pensado nisso antes!

8 comentários a “Como eu estudo?

  1. Eu já tentei estudar e estudar kanjis e ví que isso apenas cansava minha cabeça e os resultados não eram satisfatórios. Até que decidi parar de me preocupar com os kanjis em sí e passei a me preocupar mais com a palavra como um todo, resultado é que hoje eu sei ler e escrever muitas palavras mas se me perguntar o significado de um dos kanjis usado nela eu não sei responder.

    Porém, tendo um amplo vocabulário e conhecendo muitas palavras, na hora de pegar kanji para estudar ficará mais fácil, pois automaticamente já lembrará de onde ele é usado e associará a relação entre o significado dele e o significado da palavra onde ele é usado.

  2. É, também acho bem mais fácil aprender o kanji de palavras já conhecidas. Por isso agora me baseio mais nos arquivos de áudio pra estudar.<br/>Mas eu tenho bastante vontade de aprender logo os kanjis, por isso ainda estudo um pouco da minha forma antiga

  3. Valeu pela dica! Depois que eu ver melhor talvez eu coloque um post aqui no blog pra destacar esse link<br/><br/>[]’s

  4. adorei a idéia…não que eu vá estudar japones, mas gostei como tecnica de aprendizado, po pode-se economizar tempo no supermercado ou mesmo em tempos vagos mas que estejamos impossibilitados de ver arquivos ou livros …boa!!!
    abraços japa, valeu…

  5. Por enquanto, tenho me concentrado apenas na fala! Tenho estudado por áudio. Nada de hiragana, katakana ou kanji por enquanto. Pra mim tem funcionado! Consigo falar muitas coisas…
    O problema é que ainda não estou conseguindo definir o momento pra “entrar” na escrita!

  6. Também voltei a estudar usando podcast (Jpod101), tem funcionado bem. Como o texto também pode ser visualizado na telinha do iphone, aproveito para também estudar os kanji’s de cada texto. Mais um programinha de flashcard para repassar um pouquinho a cada dia e parece estar funcionando!

  7. Acho que cada pessoas tem sua forma diferente de aprender e estudar é importante encontrar o que dá mais certo pra você!;)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *