Quando criei este site, lááá no primeiro post eu falei que não iria ficar escrevendo nome de pessoas em japonês. E vou continuar não fazendo isso. Mas no site da revista Made in Japan tem uma ferramenta muito legal que faz isso automaticamente, então resolvi postar aqui. Assim as pessoas que procuram por isso não precisam encher o saco de ninguém!
Algumas dicas:
- Nem todos os sons são utilizados na língua japonesa. Por isso alguns nomes vão ficar meio “deformados”. Por exemplo: “Leandro” fica “Reandoro”. A ferramenta já faz essa conversão dos sons que não existem automagicamente;
- Escreva o nome de acordo com a pronúncia. Por exemplo, ao invés de “danielly” escreva “danieli”. “Henrique” deve ser escrito como “enrique”. É só tomar cuidado com algumas letras “sobrando” e com o “y” em alguns casos.
Link: http://madeinjapan.uol.com.br/japantype
Editado: O link acima cria uma imagem com as letras. Para converter o nome usando fontes japonesas, clique aqui. Assim é possível usar no MSN, Orkut, etc.
Navegando pela internet encontrei uma loja muito legal para quem curte coisas japonesas. Lá na J-List você encontra manga, anime, filmes, brinquedos, roupas tradicionais, lembrancinhas, bugigangas eletrônicas, comidas, jogos, calendários, posters, revistas… e até produtos de sexshop! Mesmo para quem não está procurando nada para comprar, acho que é um link bastante interessante para se visitar pois eles têm uma quantidade enorme de itens, alguns muito curiosos para quem mora aqui no Brasil.
Hiragana e Katakana são dois alfabetos básicos utilizados pelos japoneses. Além do Kana (termo geral para se referir às escritas hiragana/katakana), também são utilizados o Kanji (ideogramas de origem chinesa) e o Romaji (o nosso alfabeto que você já conhece!).