É desanimador passar meses estudando kanji e ainda se sentir um analfabeto. Ou as vezes dá uma impressão de não estar progredindo mais. Ou então por falta de tempo, você vai deixando o japonês de lado e quando vê já parou. Japonês requer muita dedicação e leva anos para dominar, por isso é preciso tentar se manter motivado! Resolvi usar a experiência dos meus fracassos anteriores (eu já parei várias vezes, como disse lááá no primeiro post do blog) para falar sobre o que faço para me manter motivado. Coisas simples, nada de receitas mágicas milagrosas, mas espero que algo ajude:
- Experimente materiais diferentes - é como se fosse um brinquedo novo para uma criança: quando compro um livro novo eu aproveito a empolgação inicial para dar um impulso nos estudos. Mas eventualmente enche o saco ficar só na mesma coisa. Por exemplo, quando conheci o podcast da JapanesePod101.com eu ouvia vários episódios por dia, mas com o tempo fui me cansando um pouco dele… ultimamente dei uma pausa pra me dedicar a outro material.
- Contato com a cultura - Assista filmes, doramas, anime, escute músicas, leia mangás, etc. Tem muita coisa legal que você pode fazer. O Mairo fez alguns posts no blog dele que podem te ajudar (japonezando sua vida - partes 1 e 2)
- Disciplina - Minha disciplina não é tanta a ponto de ter horários fixos, mas sempre tento manter um mínimo por dia. Para combater a minha péssima memória, por exemplo, eu coloquei o Anki (pra quem não conhece, falei dele aqui) para iniciar quando ligo meu computador. No mínimo eu reviso tudo antes de fazer qualquer outra coisa. Se você ouve podcasts, pode se obrigar a ouvir um ou dois episódios por dia. Enfim, faça algo de acordo com seu material/método de estudo.
- Conheça seus pontos fracos e fortes - Eu por exemplo não consigo estudar na frente de um computador. Geralmente eu estudo deitado na cama ou andando - isso mesmo, andando! Isso é uma técnica minha (meio bizarra talvez) para me concentrar. Encontre o que é melhor para você: dia ou noite, muitos exercícios ou nenhum exercício, silêncio ou ouvindo música, numa mesa bem iluminada ou saltando de paraquedas - só você pode dizer o que funciona melhor para ti. Certamente um estudo mais produtivo será muito gratificante!
- Blog - não é qualquer um que vai querer fazer um blog, mas posso dizer que escrever este aqui também é uma das minhas fontes de motivação. Além disso me ajudou a conhecer outras pessoas com interesse no idioma e estou aprendendo muito com vocês também!
Bom, é isso aí!
頑張って!!!
Meta. Meu motivo é sempre lembrar da minha meta, que primeiro é superar a mim mesmo, e depois mesmo que estiver enfadonho os estudos, o melhor é pausar e deixar um pouco de lado, depois de refeito você consegue reter mais, aprender mais, e até deixar que esse assunto penoso te pareça como uma coisa boba.
Materiais e métodos diferentes é fundamental. Primeiro porque não existe método ideal, e mesmo assim se torna chato ficar sempre estudando da mesma forma, com os mesmos materiais.
Para não cair na mesmisse e enjoar de estudar eu sempre mantenho comigo vários métodos. Tenho deck no Anki com frases, deck com kanji, tenho o Remembering the Kanji, tenho as provas antigas do NOURYOKU SHIKEN, o material do meu curso, os joguinhos de japonês do Nintendo DS. Se mesmo com tudo isso eu não estiver com a mínima vontade de estudar, escolho um assunto que gosto e procuro sobre ele no Google em japonês. Assim, num tem como ficar sem usar o japonês hehehe.
E ao contrário de você, eu não consigo estudar sem estar na frente do computador 😛 Principalmente pela practicidade dos dicionários do PC.
nossa que levantada no meu auto estima =D
Nussa tava depre essa semana porque recebi a noticia de que nao ia da pra eu começar meu curso de nihongo pq nao tinha gente matriculada o suficiente(da pra acredita nisso!? o.o )! Agora vou vendo se arrumo um particular pq axo que ajuda bastante estar aprendendo com um professor.
O meu grande problema(axo que o de todos que estao começando tb) é ver aklas coisas e não fazer ideia do que significa, ou mesmo depois de ralar dia e noite pra gravar hiragana e katakana você ve que tem tanto kanji que desanima.
Mas concerteza eu concigo perceber que desde que eu comecei estudar sozinho pela net jah venho melhorado muito. Outro que ajuda é o contato forte com o japones por anime, musicas e etc…
Acho que vale muito esse esforço inicial de quem esta quase desistindo. Se cada um parar para pensar o que você estaria para você mesmo nesse momento daqui a uns anos, a ultima coisa que você diria é “deista agora cara..”. Eu acho que temos que nos determinar pois o esforço que fazemos agora resulta num fruto saboroso nos nossos futuros.. =]
E eu não vou desistir, com tantos blogs como esse, com tanto material bom na net, e com tanta gente disposta a ajudar quem precisa de ajuda.
Foi muito bom esse post Jo!!
pois eh, como você, eu acabei parando por um tempo o japones =_=” o interesse vai de desmontando aos poucos, perde a objetividade, quando você ve, está sentado na frente do orkut comendo chocolate… XD
u_ú mas vou dar uma garibada na minha vida!
daqui em diante, vou me esforçar AO MAXIMO! ò_ó como vou passar no JLPT assim? @_@
arigatou n_n/ fazia tempo que eu não passava no seu blog, minha preguiça me fez esquecer o quanto ele e divertido e interessante…
Gosto muito do seu blog .
Acredito que pode ser uma tarefa muito ardua e cansativa redigir textos diariamente para pessoas que você nem conhece no intuito de ensina-las um novo idioma .
Meu parabéns pela sua tarefa e pelo seu compromisso em ensinar japonês .
Isso eh muito bacana!!!!!!!!! Parabens! Hoje em dia tem muita gente dependendo do nihongo pra nao passar fome por aqui, pode acreditar! E vc ta ajudando muito, obrigada!!!!!!!