Antes de conhecer o Anki, meu estudo de kanji tinha um grande problema: era difícil ter certeza se um kanji já estava bem memorizado. Passava algum tempo estudando alguns kanjis mas, ao pegar outros, não tinha certeza se iria continuar lembrando dos primeiros depois de algum tempo.
Se você não conhece o Anki, precisa conhecer! Estou usando há uns três meses e meio (devia ter escrito um post antes!) e é agora uma das principais ferramentas para me ajudar nos estudos. O Anki é um Spaced Repetition System, ou SRS pra facilitar. A idéia é semelhante aos flashcards, em que você cadastra pares de significado/kanji (ou pode ser palavras ou frases) e estes são exibidos para testar sua memória. Mas, diferente dos flashcards convencionais, no SRS as cartas não aparecem de forma aleatória: quanto melhor você aprende uma carta, mais tempo ela vai demorar para aparecer de novo. Desta forma você se concentra naquilo que está aprendendo e minimiza o tempo gasto com coisas que já sabe.
O funcionamento é bem simples. Um kanji (ou palavra ou frase) é mostrado e você precisa ver se consegue lembrar seu significado (ou vice-versa). Você não precisa digitar a resposta para o software ver se está certo, basta olhar e você mesmo julga se conseguiu lembrar bem ou não. De acordo com sua resposta, o intervalo de tempo para a carta aparecer de novo será diferente.

Além da sua resposta, o tempo que você ficou sem revisar a carta também influencia nesse tempo de reagendamento. Por exemplo, digamos que uma carta está agendada para aparecer hoje. Mas daí você viaja e fica uma semana sem mexer no Anki. Se, depois desse tempo você ainda disser que se lembra muito bem dessa carta, significa que ela está bem fixada em sua memória! Por isso o intervalo de tempo para ela aparecer de novo será maior do que seria se você desse a mesma resposta hoje.
Um outro problema que eu tinha antigamente era a falta de controle sobre quantos kanjis eu tinha aprendido. O Anki mantém esse controle e mostra várias estatísticas. Além disso, outra funcionalidade que gosto bastante é que ele lista os kanjis faltam em cada nível Jouyou (útil para quem aprende seguindo essa ordem). Abaixo mais alguns screenshots:



Para terminar, vai aí algumas dicas:
- Adicione apenas aquilo que você aprendeu. Se você adicionar qualquer coisa ou utilizar um deck pronto, não vai conseguir utilizá-lo como um SRS direito (sempre vai responder que não sabe!)
- Você pode preferir utilizar frases inteiras. Kanjis ou palavras isoladas podem confundir um pouco ao longo do tempo, pois podem existir vários com o mesmo significado. Frases fornecem um pouco mais de contexto e é bom para aprender a se expressar em japonês, coisa que não dá para fazer só traduzindo palavras isoladas.
- Se as cartas começarem a ficar muito confusas, coisa comum de acontecer se você adiciona kanjis isolados, reduza a velocidade que você está adicionando cartas. Provavelmente você está adicionando mais rápido do que consegue aprender! Amadureça as cartas existentes e só depois continue.
- Se você costuma passar dias longe do seu computador, você pode usar também a versão web. Você pode sincronizar sua conta na versão web com seu deck criado no seu computador.
Update: Tradução do Anki para português aqui:
http://www.aprendendojapones.com/2008/06/02/anki-em-portugues/
Eu estou viciado no Anki, exatamente porque ele dá resultado! Mas já falhei muito, já perdi decks, já tive que jogar fora porque não sabia mais responder nada (cadastrei o que não sabia e palavras sem contexto).
Hoje eu cadastro sentenças e na resposta coloco a leitura e significado do que não sei, acho foi o melhor estilo de cartas em que me adaptei.
Legal também é aquele esquema que o All Japanese All the time sugere, de criar 10.000 sentenças. Essa quantidade é realmente absurda e se alguém chega nela, pode dizer de fato que sabe japonês. Eu estou atualmente com 340 cartas e com isso já acho que aprendi um bucado, imagina com 10.000… Eu estou disposto a tentar hehehe.
A dica de colocar frases é muito boa… Aprendi no blog do Mairo, e nunca tinha me tocado. Aquele negócio de aprender palavras isoladas aumenta vocabulário é bobeira. Aprende-se muito mais facil com frases.
Pingback: Anki em Português! - AprendendoJapones.com
Jo
Instalei e adorei o Anki, pois ele pode me ajudar a memorizar os kanjis, dah um trabalhao danado fazer cards manualmente, rsrsrs.
Mas dai encontrei tb o Quizlet e resolvi testa-lo tb, vou comecar hoje. Vc jah o conhece ? Pareceu-me uma solucao um pouco mais completa e elaborada, mas nao descobri ainda se ele tb eh um Spaced Repetition System…
No começo dá um trabalhão mesmo pra adicionar todos os kanjis q vc sabe… mas depois fica tranquilo adicionar aos poucos, a medida que vai aprendendo novos
Não conhecia esse Quizlet não, entrei no site e ví o video de demonstração. Pelo jeito não é SRS mesmo, mas me pareceu bem legal!
tem um link certo pro download?
Pingback: Dependências do Anki no Linux - AprendendoJapones.com
Eu queria saber como eu faço pra sincronizar o anki no meu pc com o anki online.
Vai no menu Edit->Preferences, aba “Autosave ans Synchronization” e lá você preenche o usuário e senha da sua conta do anki online.
Você pode marcar os checks para sincronizar automaticamente ao abrir ou fechar o Anki, ou então usar o botão “Save and Sync” (quarto botão da esquerda para direita) para sincronizar a qualquer momento
Pingback: Anki - Ordem dos Traços do Kanji - AprendendoJapones.com
Pra escrever em japonês só tendo o japonês naquela barra de idiomas?
Camila, existem também outras opções para poder escrever em japonês:
- AjaxIME (http://ajaxime.chasen.org/)
- Kitsune - plugin para firefox (http://www.aprendendojapones.com/2008/09/18/kitsune-digite-em-japones-no-firefox/)
Existem também alguns editores de texto com suporte a japonês, mas nunca testei nenhum…
como eu faço pra instalar o plugin kanji_info no anki 0.9.5.7 ?
Pingback: Não Deixe o Kanji te Vencer - AprendendoJapones.com
Pingback: Tradução do Anki em Português-BR! - AprendendoJapones.com
não consegui instalar o Anki no meu Pc!T-T
esse plugin roda no Windows Vista?@.@
Plugin?
Nunca testei o Anki no Vista, mas deve funcionar sim
Pingback: Anki Oficialmente em Português - AprendendoJapones.com
ola Jo,!
estava estudando,meu deck, quando apareceu na parte superior do deck ex.: ” 和食..e uma sanguessua. foi suspenso”
o que quer dizer isso?
desde ja agradeco a atencao
vanu
Isso acontece com os cards que você erra demais, eles são suspensos e são marcados como “sanguessuga” (“leech” em inglês)
Ele identifica esses “sanguessugas” para você saber que está gastando tempo demais neles. Se você considerar a palavra importante vc pode tirar a suspensão
e como eu faco para tirar a suspensao??
Menu editar-> browse items
Escolhe o item e tem um botão na barra de cima
jo, vou fazer agora….. obrigada por me ajudar
um grande abraco
vanu
Oii,ja acompanho o site a um tempo atras,ai parei e estou voltando hoje,sobre o Anki,tem algum Japones-PtBR ? nos pacotes??
ei fábio e so tu entrar no google e pesquisar
Tradução do programa ou deck?
O programa já tem a tradução, mas deck pronto não que eu saiba…
Olá, parabéns pelo belo trabalho, tenho algumas dúvidas pois estou instalando e iniciando agora. Na instalação, qual deck devo pegar primeiro?? grato, Gomes
Oi! Eu recomendo que monte seu próprio deck…
Mas também recomendo o deck do Tae Kim do Guide to Japanese
tks, obrigado
Estou meio perdida. Tem uma janela aqui com uma lista de coisas que eu não sei qual devo escolher. Está escrito ‘Download de Deck Compartilhado’, e abaixo tem uma lista de ‘títulos’! Qual devo escolher, alguma sugestão?? Ficaria grata se me respondesse! Obrigada.
Ah sim, agora que fui ver seu post anterior.. Aah, tenho que admitir que estou totalmente perdida!!! Não sei o que fazer aqui, instalei o programa agora mas não estou conseguindo mexer nele. Você disse que acha melhor montar nosso próprio deck, mas como se monta isso, gente?? Tô me sentindo burra, pq parece que todo mundo entendeu, menos eu! Por favor, me ajuda! Desculpa o apelo aqui, mas eu realmente preciso aprender a mexer nisso!
Nem se sinta assim Alessandra, eu baixei agora também, e não tava entendendo nada. Eu entendi assim, você vai naquele lugar de download, procura o que quer aprender e tal, baixa, e aí você recebe várias cartinhas com kanjis e etc. Aí na medida que você vai aprendendo vai acrescentando novas cartas. Como fazer um deck próprio da trabalho, eu baixei o deck da Tae Kim, mas não entendi uma coisa, ela bota tipo assim: 学生 [is not]。 Sim…e aí? É pra eu escrever [is not] em kanji? eu nem tenho como fazer isso( ̄へ ̄). Eu não entendo o que ela quer. ( u. u )
olá para todos, algum sabe me dizer se esse programa e bom para quem ta começando agora ou não pelo que eu vi ele meio avançado e tem mais eu baixei e aparece o kanji quando eu boto reposta aparece em inglês o.O
Instalei o Anki no meu PC e não consigo usá-lo, procurei um manual para me auxiliar e não achei nada, ele parece interessante, mas para mim não está tendo serventia alguma. O Remembering kanji, dizem que é muito bom, eu não encontro em lugar nenhum.
eu adorei mais tenho muita dificudade