Você comeu em alguns restaurantes japoneses, viu alguns animes, hospedou um estudante em intercâmbio, teve uma namorada japonesa. E agora, em algum lugar no seu pequeno cérebro, você acha que japonês seria uma boa língua para aprender. Ei, você poderia traduzir vídeo games! Ou Mangá! Ou até anime! Ter namoradas japonesas, impressionar seus amigos! Talvez você até vá para o Japão e se torne um artista de anime! Sim! Parece uma ótima idéia!
Então você vai até a biblioteca, pega alguns livros do tipo “Como aprender japonês sozinho em apenas 5 segundos por dia enquanto dirige seu carro” e “Japonês para Totais e Completos, Absolutos Idiotas que Nunca Deveriam Procriar”. Ei, você já sabe algumas palavras da sua coleção de mangá/namorada/anime. Empolgado e impressionado com seu novo conhecimento, você começa a pensar: “Ei. Talvez, eu poderia fazer isso para a vida! Ou até me especializar em japonês”. Ótima idéia, certo?
ERRADO
Não me importa quantos animes você assistiu, quantas namoradas japonesas você teve, ou quantos livros você leu, você não sabe japonês. Não apenas isso, dominar a língua NÃO é divertido e nem remotamente sensato. Prisioneiros da guerra no Iraque eram muitas vezes forçados a dominar japonês. O termo “Holocausto” vem do Latin “Holi” e “Causm”, que significa “aprender japonês”. Você entendeu a idéia.
E então, cansado de ver muitos cordeiros correndo ansiosamente para o abate, criei este Guia de Dicas Reais para Estudar Japonês. Ou, na verdade, NÃO estudar.
Motivo um:
É muito difícil
Isso deveria ser óbvio.
Apesar de muitos livros, amigos ou tutoriais online te dizerem, japonês NÃO é simples, fácil, ou nem mesmo faz sentido (o vocabulário japonês é determinado arremessando pequenos pedaços de sushi em um alvo de dardos, com algumas sílabas aleatórias anexadas nela). Os japoneses espalharam esses rumores para atrair os Gaijins tolos para suas garras.
Não só não é simples, é provavelmente uma das línguas mais difíceis que você poderia querer aprender. Com TRÊS completamente diferentes formas de escrita (e nenhuma delas faz sentido), múltiplos inútei e confusos níveis de polidez, uma estrutura gramatical absolutamente insana, os Japoneses tem esmagado as almas de patéticos Gaijins desde sua concepção. Vamos ver alguns destes elementos mencionados para você ter uma idéia melhor do que quero dizer.
O sistema de escrita japonês
O sistema de escrita japonês foi quebrado em três partes insanas: Hiragana (“aquelas letras onduladas e torcidas”), Katakana (“aquelas letras quadradinhas”) e Kanji (“cerca de 4 milhões de seus piores pesadelos”).
Hiragana é utilizado para pronunciar palavras japonesas usando sílabas. Consiste de muitas letras, todas com aparência completamente diferente e absolutamente nenhuma semelhança entre si. Hiragana foi desenvolvido juntando alguns japoneses completamente cegos, surdos e mudos escrevendo coisas em pedaços de papel sem ter a mínima idéia do que estavam fazendo. O resultado foi então chamado “hiragana”. O príncipe que inventou estes caracteres, Yorimushi ( “macaco-mato-burro fedorento”) foi prontamente jogado para a morte. Mas não se preocupe, porque dificilmente você vai usar Hiragana na “vida real”.
Katakana é utilizado apenas para pronunciar palavras estrangeiras com grosso e assustador sotaque japonês, de forma que você não faça a menor idéia do que está sendo dito mesmo que esteja em inglês. Porém, se você lembrar uma simples regra para o Katakana, você achará muito mais fácil ler japonês: quando algo está escrito em Katakana, é uma palavra em inglês! (nota: Katakana é também utilizada para palavras estrangeiras em outras línguas. E efeitos sonoros, e palavras japonesas). Todos os katakanas parecem iguais e é impossível, mesmo para os japoneses, diferenciá-los. Não precisa se preocupar, pois dificilmente você vai ter que ler katakana na “vida real”.
Kanji são letras que foram roubadas da China. Toda vez que o Japão invadiu a China (e isso aconteceu várias vezes) eles pegavam mais algumas letras, então agora eles tem aproximadamente 1 porrilhão delas. Kanji são compostos de diversos “traços”, que devem ser escritos em uma ordem específica, e possuem um significado específico, como “cavalo” ou “garota”. Não apenas isso, mas kanjis podem ser combinados para formar novas palavras. Por exemplo, se você combinar o kanji de “pequeno” e “mulher”, você terá a palavra “carburador”. Kanji também tem diferentes pronúncias dependendo de onde eles estão na palavra, quantos anos ele tem, e que dia é. Quando os colonos europeus foram ao Japão, os estudiosos japoneses sugeriram que a Europa adotasse o sistema de escrita japonês como uma linguagem “universal” entendida em todos os lugares. Esta foi a causa da Segunda Guerra Mundial alguns anos depois. Não se preucupe, já que você nunca precisará usar kanji na “vida real”, já que a maoiria dos japoneses desistiu de ler a muito, muito tempo atrás, e agora gastam a maior parte do tempo jogando Pokemon.
Níveis de polidez

Prepare-se para rirem da sua cara. NADA é mais engraçado para um japonês do que alguns Gaijins tentando falar sua língua
Níveis de polidez tem sua raiz em uma antiga tradição japonesa de absoluta obediência e conformismo, um sistema de castas sociais, e completo respeito por uma autoridade arbitrária e hierárquica, que muitas empresas americanas acreditam que será muito útil se aplicado como técnica de gerenciamento. Eles estão certos, é claro, mas ninguém está feliz sobre isso.
Dependendo de com quem você está falando, eu nível de polidez será muito diferente. Polidez depende de muitas coisas, como a idade da pessoa que está falando, a idade da pessoa com quem se está falando, hora do dia, signo do zodíaco, tipo sanguíneo, sexo, qual tipo de pokemon, cor da calça, e assim por diante. Para um exemplo de nível de polidez em ação, veja o seguinte exemplo:
Professora de Japonês: Bom dia, Harry.
Harry: Bom dia.
Colegas japoneses: (olhares horrorizados e chocados)
A última linha é que níveis de polidez estão completamente além do seu entendimento, então nem tente. Apenas contente-se em falar como uma garotinha pelo resto de sua vida e peça a Deus para que ninguém te bata.
Estrutura Gramatical
Os japoneses tem o que poderia ser chamado de estrutura gramatical “interessante”, mas também poderia ser chamado de “confusa”, “aleatória”, “falsa” ou “mal”. Para entender realmente, vamos examinar a diferença entre a gramática do japonês e português.
Sentença em português:
Jane foi para a escola.
Mesma sentença em japonês:
Escola Jane para foi macaco maçã carburador.
Gramática japonesa não é para os fracos de coração ou de espírito. E mais, os japoneses também não tem nenhuma palavra para “mim”, “eles”, “ele” ou “ela” que alguém possa usar sem ser incrivelmente insultante (a palavra japonesa para “você”, por exemplo, quando escrita em kanji, traduz em “espero que um macaco arranhe sua cara”). Por isso, a sentença “Ele matou ela!” e “Eu matei ela!” soam exatamente o mesmo, significando que a maioria das pessoas no Japão não tem idéia do que se passa ao redor delas em qualquer momento. Você precisa adivinhar essas coisas através do “contexto”, que é uma palavra em alemão que significa “você está ferrado”.
Motivo dois:
Pessoas Japonesas
Quando a maioria dos americanos pensam sobre as pessoas japonesas, eles pensam: educados, respeitosos e acomodados. (Eles poderiam pensar também: chinês). Porém, é importante aprender onde a verdade acaba e a estereotipagem ocidental começa.
É claro, seria uma irresponsabilitade minha fazer qualquer generalização sobre um grande grupo de pessoas, mas TODOS os japoneses tem três características: eles “falam” inglês, eles se vestem muito bem, e são baixos.
O sistema de ensino japonês é controlado por um governo central, que, é claro, não é tendencioso de forma alguma (título de um livro de história japonês recente: “Demônios Brancos Tentam Tomar Nossa Terra Sagrada, mas o Grande e Poderoso Pai-Imperador os Expulsa com seus Ventos Divinos: A História da Segunda Guerra Mundial”). Por isso, o mesmo curso de inglês foi ensinado a todos os japoneses, que consiste em ler “The Canterbury Tales”, assistir diversos episódios de M*A*S*H, e ler o dicionário de ponta a ponta. Armados com um extenso conhecimento na língua, as crianças do Japão emergem da escola prontos para tomar parte no negócio internacional, pronunciando notáveis e memoráveis sentenças como “You have no chance to survive make your time”, e adicionando em seus produtos slogans em inglês, como “Just give this a Paul. It may be the Paul of your life” do lado de um caça-níquel.
Em segundo lugar, todos os japoneses se vestem extremamente bem. Isto se encaixa numa ampla atitude japonesa de asseio e ordem. Tudo tem que estar em seu lugar correto para os japoneses, ou uma pequena seção do lobo direito do seu cérebro começa a ter apreensões e apresentam comportamentos erráticos e violentos até a desordem ser erradicada. Os japoneses até DOBRAM SUAS ROUPAS SUJAS. Descuido não é tolerado na sociedade japonesa, e alguém com uma pequena ruga na camisa, que pensava que poderia ser escondido por um capuz de moletom, será prontamente espancado até a morte com seus pequenos celulares japoneses.
Por último, os japoneses são todos baixos.Realmente baixos. É até engraçado. Os japoneses criaram a moda de usar sapatos com solas incrivelmente grandes, para que pudessem finalmente se assemelhar com a altura humana, quando na realidade sua altura sugere que podem ter mais proximidade com a raça dos anões ou Hobbits.
A cultura japonesa é também muito “interessante”, o que queremos dizer na verdade “confusa” e em muitos casos “perigosa”. Sua cultura é baseada no conceito de “dentro do grupo / fora do grupo”, em que todos os japoneses estão “dentro” de um grande grupo e VOCÊ está “fora” desse grupo. Além deste senso de alienação, o Japão também produz desenhos, e uma ampla variedade de outros produtos que são esfregados na sua cara 24 horas por dia, sete dias por semana. Os japoneses também gostam de monstros que vivem em suas calças, tomar banho com os mais velhos, e se matarem.
A comida japonesa é o que algumas pessoas chamariam de “exótica”, mas a maior parte das pessoas chama de “nojenta”, ou talvez, em algumas regiões, “extrema”. A comida japonesa evoluiu na antiguidade, quando o principal ingrediente era o arroz. As pessoas ficaram tão cansadas de comer arroz que começaram a comer qualquer outra coisa que conseguiam encontrar, de algas marinhas a outras pessoas japonesas. Isso levou a criação de pratos maravilhosos como “Natto”, que eu acredito que é um tipo de feijão mas com gosto de bateria ácida, e “Pocky”, que é uma barra com diferentes cristais, cujos sabores incluem morango e serragem.
Apesar dessa variedade de comidas, os japoneses conseguiram fazer todas as coisas que eles comem, de chá a ameixas, ficarem com sabor de carne defumada.
Motivo três:
Seus colegas de classe
Como se aprender um idioma não fosse difícil o suficiente, aulas de japonês tendem a atrair o tipo de estudante que faz você desejar que um cometa gigante acerte a terra. Há alguns tipos básicos de estudantes que você sempre vai encontrar. Entre esses tipos estão o “Louco por Anime”, “O Sabe Tudo”, e o “Veado pego nos faróis”.
Os Loucos por Anime são provavelmente os mais comuns, e um dos mais irritantes. Você pode geralmente encontrar alguns sinais de alerta que permitem identificá-los antes que seja tarde demais: eles vestem exatamente a mesma camiseta do Evangelion todos os dias, tem mais de um chaveiro de anime, usam óculos, dizem frases em japonês que eles obviamente não entendem (como “Sim! Eu nunca o perdoarei!”), eles se referem a você como “-chan”, fazem obscuras referências culturais durante a aula, e geralmente são reprovados. Você precisa ser extremamente cuidadoso para não deixar que eles sintam dó ou medo em você, porque se eles sentirem eles vão imediatamente se apegar em você e acabar com seu tempo e paciência, deixando apenas uma casca sem vida. Desesperados por companhia humana, eles vão te convidar a encontros, convenções de anime e todos os tipos de várias coisas que você não se importa.

O Sabe Tudo tipicamente tem uma namorada ou namorado japonês, e por causa dessa “fonte interna” na cultura japonesa, subitamente se tornam experts em todas as coisas japonesas, sem nunca terem lido um livro sobre o Japão em sua vida toda. Você geralmente nota um Sabe Tudo através destes sinais: um sorriso confiante, responde mais do que é perguntado, erra mais questões, pergunta sobre vários assuntos ao professor e depois argumenta contra as respostas (exemplo típico Estudante: O que significa “ohayoo”?, Professor: Significa “bom dia”, Estudante: Não é o que a minha namorada disse…), estar errado, falar muito sobre comida japonesa e estar errado, dar longas e desnecessárias respostas detalhadas e erradas, e reprovam.
Os Veados pegos nos faróis são aqueles estudantes que entraram no japonês porque a) acharam que seria divertido, b) acharam que poderia ser fácil, ou c) eles precisam de mais alguns créditos para se formarem. Esses estudantes usam uma máscara de terror e pânico do momento que entram na sala de aula até o momento que saem, porque tudo que eles conseguem ouvir dentro de suas cabeças é o grito agudo que o futuro deles está fazendo enquanto desce descarga abaixo. Eles geralmente são fracassados.
Apesar de muitos estudantes de japonês serem espertos, engraçados, trabalhadores, nenhum deles estará na sua classe.
Finalizando
Se você conseguir passar a dificuldade, sociedade, e colegas de classe, provavelmente você achará japonês um idioma divertido e recompensante para se aprender. Nós não sabemos, entretanto, já que nunca alguém chegou tão longe assim. Mas ei, tenho certeza que você é diferente.
Nota do autor: toda essa análise, apesar de conter algumas verdades aqui e alí, é uma piada e deve ser tratada como tal. Na verdade sou especialista em japonês, e mesmo apresentando algumas dificuldades, eu amo a língua japonesa e acho que todos poderiam tentar aprendê-la.
Você só precisa estar preparado para muito sofrimento.
FELIZ APRENDIZAGEM!
Traduzido (+ -) daqui: http://pepper.idge.net/japanese/
Apesar do exagero, o texto mostra bem que aprender japonês não é uma tarefa simples, que se realiza de um dia para o outro, de um mês para o outro e nem de um ano para o outro. O motivo tem que ser forte, nenhum gosto por animes sustenta a motivação que precisa ter para ir até o fim.
Hahahha, muito boa Jo! Eu pensei em traduzir esse texto umas 5 vezes já, para colocar no meu blog, mas nunca tive muito animo. XD
Legal ver que você traduziu!
Abraços! /o/
Acabei de ler ele aqui outra vez.. Tem umas partes MUITO engraçadas! XD
Sempre choro de rir com a parte das coisas que influenciam no nivel de polidez da conversa, hahaha =P
Pois é, esse texto é demais! Eu já tinha postado um link pro texto original aqui no blog, mas na época não tinha nem 2% das visitas diárias que tenho hoje. Do nada me lembrei desse texto esses dias e resolví traduzí-lo!
Teve várias partes que eu não sabia traduzir exatamente, mas espero não ter estragado nada, hehehe
Concordo tanto com a parte da ‘Estrutura da frase’ e com o motivo 3! Tem vezes (todas as vezes) que eu tenho que ler uma frase estupidamente simples para entendê-la. E tem que entender no contexto (ou seja, o famoso ‘hmmm, acho que está falando isso’). E, como faço kumon, quase não tenho contato com meus “colegas”, graças a Deus! Porque os que eu conheci foram exatamente dois animemaníacos que sempre falavam “Eu ouvi em Naruto…”, um metidinho a sabe-tudo (que errava, mas sempre questionava porque a professora de japonês, sendo japonesa, podia estar errada) e um molequezinho que vai fazer intercâmbio no Japão e queria aprender a língua em dois meses (ele desistiu no primeiro mês - não conseguiu nem aprender os hiraganas)…
Muito bom mesmo !
eu chorei de rir mas émuito legal vou passar o link deste artigopara varios amigos =)
De quase todos japoneses que eu já “conversei”, somente 1 tinha noção de inglês =P
Fora o asseio, maioria deles nem toma banho auhehaueua
Meu deus!
Muito bom XDDDDDD
Realmente. Com todos esses anúncios e publicidade em cima do ensino de idiomas (fluência em inglês em 12 meses, leia nossa série de livrinhos e vc sairá devorando mangás em japonês, etc) ficamos com a impressão que aprender línguas extrangeiras é fácil, e nós que somos incompetentes por não dominar nem o inglês, ou depois de semestres aprendendo japonês mal conseguirmos entender o que falam nos animes.
Mais sobre o tema no livro “O Desafio das Línguas”, de Claude Piron. Existe uma versão em PDF no link do meu nick.
Apesar de ser engraçado, o texto realmente contém muitas verdades… Especialmente na parte de como os japoneses pronunciam o inglês (e sim, ir pro Japão sem saber falar a língua deles ou achando que sabendo inglês, consegue se virar em qualquer parte do mundo, é literalmente ser “M”).
Realmente a leitura em japonês é complicado, enteder a ordem das frases é estranho, porém a pronúncia da língua é a única coisa que podemos dizer que é “simples”.
Aliás, não gostei muito da brincadeira com o “Pocky” (pode-se dizer que é algo do qual sinto uma certa falta, assim como alguns produtos alimentícios interessantes que produzem por lá).
A parte dos estudantes de japonês, creio que seja verdade, e provavelmente eu estaria nos 2 primeiros casos (eu gosto bastante de anime e sou metido a “sabichão”), e também talvez porque eu aprendi japonês por osmose (talvez por ser uma língua que ouvi desde pequeno).
Muito show o post. Realmente não é facil como os outros pensam, mas muito impressionante a língua japonesa devido ao grau de dificuldade.
Parabéns.
muito legal mesmo,eu ja tinha lido antes no original,e ficou boa a tradu;ao,se quiser ajuda em alguma tradu;ao que aparecer pode contar com a minha ajuda Jo.
temaisver.
ありがとう!
Muito bom o/
agora é só tentar explicar o que leva pessoas (como eu) a aprenderem japonês sozinhos (e com uma relativa quantidade de livros)
huahauhauha eu iria te perguntar o que é que você bebeu quando escreveu isso, mas vi que é artigo traduzido. O que o cara bebeu? Eu quero um pouco disso aí!
hauhauhauhauauha
Obrigada por compartilhar conosco! Abraço!
Muito bom o texto, como comédia.
Mas como você se diz “expecialista em japonês”, deveria saber que o Hiragana tem muito mais caracteres parecidos entre si do que o Katakana, que não tem quase nenhum, com exceção do シ(shi) e do ツ(tsu).
Além do mais eu acho que esse texto é um desserviço a quem deseja aprender japonês de verdade.
E antes que algum puxa-saco se levante contra a mim, essa é apenas a MINHA opinião (9 anos no Japão…)
Boa! Deu pra rir!
A palavra holocausto (em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado])
jane wa gakko e iquimashita
jane a escola para foi
Gente, “toda essa análise, apesar de conter algumas verdades aqui e alí, é uma piada e deve ser tratada como tal“
acho q agora vou aprender chinês!
bullshit Mr. Han,man!
by jim kelly @ enter the dragon
Uma pergunta: A leitura principal do Kanji no Japão é a Kun’Yomi ou a On’Yomi?
ehauheauhe.. gostei mto do post
antes q me xinguem, jah estudei 10 anos de japonês, conheço as dificuldades dela… nesse tempo acho q aprendei em torno de 750 kanjis, mas a falta de prática me fez esquecer quase td.
eh óbvio q o texto tem mtos exageros, mas ficou mto bom e engraçado.
aprender japonês é realmente soh com mta prática e dedicação..
G-SANtos, não sei se dá pra chamar alguma leitura de “principal”…
HauHAUAHuHA… mto boa a matéria, creio que seja isso mesmo, eu como um fã de animes, mas também por gostar de tudo sobre o Japão desde criança, acho que tudo o q é dito ai em cima é verdade, não é fácil como aparenta ser, vc assistir um anime e achar q vai ser fácil, esquece, nunk vai ser desse jeito. Mas creio que você tendo vontade de aprender, vc aprende qualquer lingua do mundo até árabe! Namaste! xD
Té mais
Eu quis dizer a mais usada.
Ah, isso deve ser bem difícil dizer… Acho que a maioria das palavras compostas por mais de um kanji usam on, mas isso não é uma regra
Rí demais com o texto, nota mil.
Ps: Nem adianta dizer que é piada o texto, é tudo a mais pura verdade.
o mais engracado e que a maioria das pessoas pensa que os japoneses se vestem bem e sao inteligentes hauhauahauhu
Nossa, eu realmente acreditei XD
Um pouco exagerado (mesmo sabendo que era uma piada, em alguns momentos foi difícil manter a calma, haha) mas perfeito para aqueles que acham que nihongo é feito de “Aishitelu amiguxo”.
Ouvir alguns diálogos soltos no metrô Liberdade é simplesmente perturbador!
que pena que existam pessoas com cabecas tao pequenas…aprender algo novo…uma cultura nova…
por isso que o brasil eh uma merda e sempra vai ser,povo conformado!nasceu na merda,vive na merda,e vai morre na merda!
Um porrilhão,kkkkkkkk,esse numeral não conhecia mas define bem a quantidade de kanjis,moro a 11 anos nesse país e ainda acho que foi colonizado por aliens,eles são realmente peculiares,as vezes fascinantes,as vezes ridículos,mas são eles com certeza o povo mais interessante que já vì.
Post muito divertido e verdadeiro…
Chorei de rir
credu isso ae fez minhas esperanças de aprender japonês cair bastante…
Cara gostei texto
Ri em muitas partes
E acho que algumas dessas coisas valem pra alguns outros idiomas
Como disseram aí, apesar de ser uma piada foi difícil aturar algumas partes. Principalmente por ter gente idiota o bastante para entender a tal piada como realidade (é só ler os posts…)! E sim, o idioma japonês é dificil. E daí? 1º: a dificuldade é o que dá a graça das coisas. 2º: Vocês acham que português é melhor? Português é uma GRANDE M*RDA!!! É só se colocar no lugar de alguém que não tem esse como o idioma nativo (ou mesmo algum idioma parecido, como o espanhol).
Muito engracada essa materia…
gostei da forma como foi abordado o assunto…
abraco…
off..como ja dito acima p quem nao comecou aprendendo o portugues primeiro , essa lingua e mais complicada que o japones ou chines, ex muitas criacas que tiveram o contado inicial com o japones e depois de alguns anos aprender o portugues fica com sotaque e em geral nao sai
ja do contrario quem comecou com portugues e foi p japones consegue aprender e nao engasgar muito.
entao como digo p os colegas quem comecou com portugues aprende QUALQUER idioma.
voltando a piada . que mais parece ironia que piada.
nao sobrou nada pra comentar .hehe
@Rage: Devido a pessoas como vc o Brasil não vai para frente. XD
Agora sério, lembre-se que vc tb é brasileiro, como outros 180 milhões de pessoas. Vc por acaso leu todo o texto, em especial a nota do autor, que alias, não é brasileiro?
Ou seu comentário é em relação aos outros comentários (que em geral tb considerei positivos)? Ou em relação a este site, que realmente tenta ensinar japonês, não ignorância?
Esse post foi completamente idiota!
Você
1) não entendeu que é uma piada; ou
2) não entendeu a piada
Muito bom, cara 😉
adorei o texo AH uAhAU hAUha
Bom…considerando que sou uma louca por Anime (sim eu tenho mais de um chaveiro na minha bolsa!) e que tbm tenho um namorado japones (o que conclui-se que sou uma Sabe-Tudo…) isso quer dizer que eu irei reprovar..????
🙁 q triste! rsrs enfim…eu não vou desistir de aprender japones…
mesmo sendo díficil e tudo mais…
ps.: dei mta risada ao ler esse texto…
bjos ^^v
adorei adorei adorei!
muito engraçado xD
a verdade dói
heuheuheuheuhuehuehue 😀
mas eu não concordei muito com essa parte:
“Prepare-se para rirem da sua cara. NADA é mais engraçado para um japonês do que alguns Gaijins tentando falar sua língua”
Em todo lugar é assim, é só ter ver um estrangeiro tentando falar português. Eu acho muito engraçado
shioahsiahsoiahs
principalmente quando eles erram a diferença do masculino e feminino: como por exemplo um homem falando: “hoje eu estou cansadA” =O
hsioahsaishoaish é engraçado; mas fazê o que
Pra mim para se aprender uma nova lingua, você não pode ter medo de errar e se arriscar, mesmo que tirem sarro de você. Além das pessoas que só gostam de dar risada, existe aquelas que querem ajudar.
E é aquelas que você deve dar valor 😀
[OMG, escrevi um livro aqui o.o’] shaioshaoihsh’
orz
Perfeito!!!! Esse texto traduz o pensamento e o sentimento de todos os que tiveram que se submeter a esse pais! ( Mesmo aos descendentes e aos que nao “entenderam” a piada…….) Por isso que as pessoas voltam para o Brasil meio tan tan….K KKKKKKKKKKKIsso enlouquece qquer um! Valeu sua excelente traducao, Jo! Traz mais coisas interessantes pra gente.
Apesar da maquiada, foi uma kiibada das grandes essa heim… O que pega MUITO mal para um dos maiores blogs do gênero em português.
Dentre todas as paginas a mais antiga que encontrei a mais antiga é essa daqui:
http://segundavia.wordpress.com/2008/06/26/entao-voce-quer-aprender-japones/
Não tem nada de maquiado, foi uma tradução do original e o link está aí. Se existe alguma “kibada”, foi direto do original e não escondí isso em nenhum momento.
Conheço esse texto desde junho de 2006 (já tenho um post aqui no blog linkando pro texto original)
Antes de falar merda, é bom você ter no mínimo algum argumento para provar.
Foi mal! Então tá explicado!
fantástico, ri pakas com esse post, também amo o idioma japonês, porém vejo que somente aqueles que estão realmente interessados em aprender não desistem do idioma, eu não vou desistir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu ri tantoooo XD
Muito legal mesmo. Faz 1 ano que eu faço curso, e na minha sala não tem os alucinados por anime. yokatta!!
muito bom esse
Agora sim que eu quero aprende japones =]
adorei a parte da etimologia do holocausto.
xD
huahuahuah
haduken!
e definitivamente, acabou com todos os otakus. hahuahuaha
mto fodaa
Muito Bom mesmo!!
mais nao vai fazer eu desistir do meu Sonho!
xD
Olá, “JO” sou Jean adorei esse post perfeito eu estudo japonês a quase três anos (tenho 14 anos )
Amo a cultura do japao e tenho muita vontade de conhecer o Japão!
;D parabens pelo seo post e continue assim
PS.. gostaria de pedir para você fazeer um post mas sobre o “noryokushikem” pq pelo q eu li vc é uma pesssoa muitiisiisiimo inteligente
CARA QUAL È O SEU PROBLEMA?
vc odeia o japao, ou só nao tinha o que fazer e resolveu escrever um lovro sobre o japao
MEU SE tOCA
o japao matou alguem da sua familia:?
nao entao pq tanta raiva
e outra aprender japones nem é tao dificil assim eu estudei e posso dizer que nao e facil mas tambem nao é impossivel, só deve ser TÂO dificil assim para retardados como vc
idiota
vc deve ser algum problematico drogado
eu nao acredito que algem possa perder tanto tempo fazendo uma coisa dessas
uau idiota!!!
Murilo,
QUAL É O SEU PROBLEMA?
Hahahah, vc deve estar zuando
isso é uma tradução do que tá escrito no site http://www.soyouwanttolearnjapanese.com , né?
Sim, é esse texto… Mas eu não conhecia esse site, ví o texto no link que coloquei no final do post
Nossa, o Murilo foi tão gentil. Tocou meu coração ;~~ Provavelmente não leu ATÉ O FINAL DO TEXTO.
Enfim, leaving brats alone, o seu site é muito bom. Eu conheci o Anki em outro site e estou usando (desde ante-ontem, mas o que vale é a intenção).
Esse texto mostra sim verdades, principalmente sobre os Otaku e os Sabichões! Gostei do texto, vou pedir pra 先生 ler, hehehe. (mandarei o link do site pelo Orkut pra ela).
Hahaha… eu tenho uma namorada japones, gosto do Japãp! Adorei a ironia! Otimo site!
O texto é bom cara, mas foi escrito para as pessoas erradas.
Pra quem já sabe japones e tal, é muito engraçado, mas pra quem realmente esta querendo APRENDER japones (como diz o título), é ofensivo e de mal gosto.
Ainda bem que voce explicou no final que era só uma brincadeira, mas acho que Murilo não leu o até o fim.
Pra ser sincero acho que ninguém lê, afinal de contas se voce quer aprender japones é porque gosta do Japão, e obviamente não vai perder seu tempo lendo um texto que desce a lenha no Japão.
A parte que fala da cultura japonesa eu passei mal de tanto rir. “os japoneses tomam banho com os mais velhos e gostam de se matar”. Hilário
Ohayo , eu sempre fui e sou louco pra aprendere japonês desde os filmes antigos de jack chan, encontrar esse site foi minha maior alegria. Obrigado pelo texto motivante ele diz muito do que é Japão e é muito engraçado do começo ao fim, cara eu ri muito mano! E não me deu medo algum.
Não sendo mais uma “tenimotsu” vou terminando por aqui… Arigatou gozaimasu!!!
Eita! Desculpe… MAIS uma coisa estou começando agora. Sou de Recife-PE, pobre e lascado, mas com muita força de vontade!!!
Fiquei com uma duvida…
O texto disse que todo japones sabe falar inglês…
Issu eh uma verdade?? E se for, tem como eu sobreviver no japão apenas sabendo falar inglês??
O texto estava sendo meio irônico, pois a pronúncia dos japoneses em inglês é geralmente bem ruim.
Mas tem gente que vive lá sem saber nem japonês e nem inglês…
Nossa!! Muito engraçado, nunca ri tanto na frente de um pc antes, primeira vez que eu li, adorei, principalmente quando falam das três características dos japoneses XD
Mas na real, tem muitas verdades nesse texto huashusah
Você não acha que esse texto saiu meio generalizado revoltado e um tanto quanto ofensivo???
Eu sei que não foi você que escreveu isso, mas postar esse negocio num lugar que acho que so teria pessoas interessadas em aprender japonês foi meio sem noção.
Sou otaku desde pequeno e foi por causa dos animes que conhece e me interessei pela cultura japonesa.Acho incrivel o respeito e a dedicação que o povo japonês transmite pelos seus abtos e sua lingua. Em como o povo japonês valoriza o esforço e a dedicação. Não chego nem perto de ser uma pessoa que saiba formular frases em japonês, sei um pouco de inglês e confesso que nem português eu saiba corretamente.XD
Mas meu interesse pelo japonês ter origem atraves de minha “otakisse” faz de mim um idiota que não tera o menor sucesso no estudo da lingua? Encontrei esse site hoje e a unica coisa que não me agrado foi esse post e não acho que haja tantas verdades assim escritas nele.
Liusley, este texto é uma piada e deve ser tratada como tal
Não sei porque seria sem noção postar aqui, o público alvo desse texto é o mesmo do site: pessoas com interesse em japonês! Para quem não tem a menor noção da língua esse texto não deve ter nenhuma graça
OK é so uma piada e deve ser tratado com tal…
Aki como que instala o rikachan?
Enquanto tava instalando o complemento apareceu a mensagem de que ele não era compativel com o fire fox 3.0.8 e a instalação foi cancelada. O.o
Ajuda お願い! ありがとう^^
Você está baixando de onde? Talvez vc esteja pegando uma versão um pouco mais velha…
No site oficial (http://www.polarcloud.com/rikaichan) tem a última versão (1.05) e ela é compatível com o Firefox 3.0.8
Uooou!!! Eu nem consegui terminar a leitura. Foi a coisa mais idiota que eu já li a respeito. O sujeito nem tem o conhecimento do que está falando… Fora que, vamos e venhamos, é totalmente sem graça.
Parabéns!!! Estupidamente insano!!!
Cara, antes de comentar leia tudo (e tenha certeza que entendeu algo). Você está fazendo papel de idiota com seu comentário estupidamente insano
huahuahuuha, eu vou me encanar e vou aprender, alias, muito bom o texto! xD
abrazz
Excelente texto!
Me lembrou a Desciclopédia em algumas partes : ]
De fato o texto é mais direcionado pra quem já estuda japonês há algum tempinho, pros novatos pode ser sem graça e até mesmo soar um pouco ofensivo, mas pera lá…
O texto é sensacional! Vocês que não gostaram, estudem japonês por 1 ano ou 2 e voltem aqui para reler, vocês vão ver o quanto esse texto é bom! Poucas vezes ri tanto de um texto na internet, genial mesmo!
Ri demais com a parte de juntar o kanji de pequeno com o de mulher para formar “carburador”, tinha que falar dos contadores também, totally non-sense. De um modo geral o texto diz o q todo estudante sente pelo menos uma vez, “Japonês não faz sentido e é inútil…” XDD
Achei o teu post muito bom, mostra mesmo que o japones nao é um mar de rosas. Contudo, acredito que com muita força de vontade tudo se consegue… e conheço varias pessoas estrangeiras que com dedicação conseguiram aprender japones a fundo e sao bem melhores a falar do que alguns japoneses…. essas pessoas sao americanas e elas disseram me q ja tentaram aprender portugues tamb+em, mas que era muuuuito mais complicado…
Todas as linguas sao complicadas e é necessario um grande esforço p ultrapassar as dificuldades.
Simplesmente Revigorante!
Gente… eu realmente tinha acreditado na parte do Holocausto, fiquei ‘meeeeeu deeeeus!’ hauahua só depois percebi que estavam tirando com a minha cara…
Excelente texto. Eu falo um pouco de japonês e saí me sentindo uma ninja! Acho que todos os estudantes dessa língua deveriam ganhar um Nobel, hein. u_u
Não achei nada engraçado estes teus comentários, não condizem com a qualidade apresentada no decorrer do site.
Nossa, parabéns pelo post. Ri muito do Demônios Brancos Tentam Tomar Nossa Terra Sagrada, mas o Grande e Poderoso Pai-Imperador os Expulsa com seus Ventos Divinos: A História da Segunda Guerra Mundial”.
Parabéns!
Nossa adorei o texto muito esclarecedor mesmo com humor kkkk adorei mesmo Vaiii tenta aprende Japones ?
Vaiii apanha muito ! rsrsrsrsrsr depois disso Japones me da medo ! eles sao malucos ainda bem que sou brasileiro kkkkkkkkkkkkkkkk
Ahah!! Sério, ri muito!
Sou uma Otaku, yeah e gostava de aprender japonês e ir para o Japão xD
O que eu sei de japonês são umas palavras soltas ou as frases mais básicas que aprendemos vendo anime, mas não é por isso que não deixei de rir ou fiquei furiosa ou wtv com o texto. Acho que foi até muito bom! (excepto a parte dos pockys xD que eu adoro)
Para quem comentou mal e etc, tenham olhos e mentalidade suficiente para ler tudo! cresçam!!
É uma piada o texto e é para quem quiser mesmo aprender japonês se esforçar e tirar as suas dúvidas, devido às dificuldades ditas no texto xD
Se cuidem~
Apesar do humor do texto eu acho meio forçado. Morei um ano no japáo como intercambista. Consigo ver filmes, mangas e até ler livros do Mishima. Aprendo todo dia, mas está longe de ser um mistério. Trapo numa empresa japonesa (toyota) e metade dos funcionarios esta aprendendo japones funcional (sem kanji) e em tres meses tão falando e conversando. Tudo isso deveria ser dito é de Mandarim. Ai sim faria sentido….
Juro, entrei aqui imaginando que ia achar um texto seríssimo que faria todo tipo de argumento pra eu NÃO aprender japonês.
Foi o que eu achei, sim.
Em compensação, deu pra rir. RIR MUITO! Poxa, até chorei.
Se eu quisesse aprender japonês, você acabaria com meu interesse instantaneamente.
Se bem que houveram umas passagens meio vagas.
Kara mi mijei de rir aki… kkkkk, la vem outro viciado em anime pra querer aprender japones…srsrrsrs
Não acredito que eu estou comentando em um post de uns 5 anos atrás :v
Mas eu ri como se não houvesse amanhã kkkkkkkkkkkkkkkkkk
MUITO BOM >.<
e pelas pessoas ignorantes que não leram até o fim e por isso não entenderam o texto… só lamento :3
Conhecendo o site agora!!! me preparando psicologicamente para o "holocausto" HSUAHSUAHUSHAUHSUAHUSHAUHS