Set 05 |
BrainstormPosted in Pensamentos by Jo |
Idéias, idéias, muitas idéias. Quantas eu consigo colocar em prática? Parece que não muitas… Estou me sentindo um inútil. Mas vou compartilhar aqui algumas coisas que gostaria de fazer. Talvez alguém esteja disposto a ajudar (o que eu duvido muito, mas não custa perguntar!). Se alguém quiser contribuir melhorando minhas idéias ou sugerindo coisas completamente diferentes, agradeço.
Podcast
Atualmente eu estudo com o podcast da JapanesePod101 e acho isso fantástico. Depois que conheci isso eu queria poder produzir algo nos mesmos moldes, mas em português, claro. Mas para ter uma boa qualidade precisaria de alguns japoneses “de verdade” do Japão, ou seja, falantes nativos. E eu sou apenas um “japonês paraguaio” de São Paulo que ainda está aprendendo. Nem pra apresentar o podcast acho que eu presto, meu excesso de timidez não permite.
É claro que tenho um monte de parentes que falam japonês, mas acho que nenhum que eu possa encher o saco com isso. Até porque eu sou um pouco isolado, moro longe até da minha mãe! Acho que não daria certo tentar conversar com a minha vó no skype!
Mas não sou completamente inútil, tenho pelo menos o ferramental! Que no caso é este blog e as coisinhas para poder transmitir um podcast. Tenho aqui até o player que é utilizado em vários outros blogs feitos em WordPress, inclusive no JapanesePod101:
Não tive coragem de gravar minha voz (até por falta de o que falar), então coloquei esta música: About to Crash - Dream Theater - performed by Pipo e Elo (que inclusive recomendo!!!)
Quadrinhos
Pra falar a verdade não sou desenhista e não tenho criatividade para escrever historinhas. Só estou com essa idéia na cabeça porque acho que seria interessante para o aprendizado e também como um passatempo para os leitores. Não penso em graaandes histórias super elaboradas. Acho que já seria interessantes algo como tirinhas de jornal, só que em japonês. Historinhas curtas, engraçadas e com linguagem simples, mas sempre introduzindo coisas novas.
Se eu soubesse desenhar, faria isso no estilo mangá pra poder seguir o tema japonês deste site. Mas como não é o caso, uma opção é utilizar um “gerador de tirinhas” que conheci ultimamente: stripgenerator.com. Segue abaixo um exemplo que fiz:
Blog em nihongo
Acho que eu aprenderia bastante se fizesse um blog pessoal escrito completamente em nihongo, sobre qualquer tema aleatório interessante. E para vocês, visitantes, seria um treino de leitura, com textos não muito complicados sobre temas agradáveis (ou pelo menos é o que eu tentaria fazer). Mas acho que preciso aprender mais pra começar um negócio desse tipo.
Programas
Pra quem não sabe, sou garoto de programa. Quer dizer, faço programas de computador! Depois que fiz o conversor de nomes para katakana, eu queria produzir outras coisas só que mais voltadas para quem está estudando nihongo. Só que não consegui ter nenhuma idéia. Não vou fazer programinhas do tipo “treino de hiragana/katakana” porque já devem existir vários assim. Também não vou fazer algo grande que envolva tradução/dicionário, pois não tenho uma base de palavras pra isso. Resumindo: queria fazer algo simples, original e útil. Sugestões?
Parcerias com outros blogueiros
A união faz a força. Parcerias dão bastante visibilidade para os blogs. Como podem ver tenho poucos links para outros blogs no menu alí do lado . E 3/4 deles não tem nada a ver com língua japonesa. Seria uma boa ter parcerias com outros blogs mais relacionados ao tema. Se você tem um site sobre estudo de japonês, mangá, animê, comidas japonesas, turismo no japão ou qualquer coisa relacionada ao Japão e quiser trocar links, é só falar comigo. Ainda não tenho muuuitas visitas pois só tenho um pouco menos de três meses de vida (pode-se ver as estatísticas aqui). Mas espero conseguir parcerias pela qualidade do meu conteúdo. E da mesma forma, não me importo se seu site tiver menos visitas desde que tenha um bom conteúdo.
A ideia do Podcast eu ja tinha pensado nisso. Mas é meio inviavel, acho. De inicio eu tinha pensado em fazer uma tradução do JP101, pelo menos nao precisaria pensar tanta coisa. Mas mesmo assim ia dar trabalho, precisaria de um falante nativo, e de um lugar pra fazer, uma produção caseira qualquer nao chegaria ao nivel deles.
Além de ter que conversar com os caras pedindo permissão.
Então acho que o Podcast seria ótimo, mas é inviavel de qualquer maneira.
Legal a idéia dos quadrinhos. Coisas curtinhas só pra aprender algumas expressões. Logo que li isso pensei em aumentar a idéia. Pegando historias grandes (com certeza tem algumas que a galera cria aí na net) e colocando os textos em japones. Mas dai vi que nao ficaria bom, porque acho que a maioria que frequenta o Blog é estudante, inclusive o autor é, então ficaria ruim de entender. Só algumas expressoes fica legal.
Os programas… Bom, depende de que linguagem voce usa, eu tenho uma ideias uteis (ou pelo menos parecem) pra programas pra celular.
Eu tenho usado alguns de reconhecer Kanji e Kanas pra aprender. Mas eu acho que ficaria legal um buscador de kanji, algo como o KanjiQ (http://www.languagebug.com/kanji_q/index.htm) que eu tenho usado, mas com a função de buscar, por significado, nº de traços, leituras, etc…
Acho que nao ia ficar mto pesado, pode ver esse programa aí, ele é dividido por niveis, mas todos bem leves, mesmo juntando todos os 2000 básicos acho que seria viavel.
Outra coisa interessante seria colocar junto a ordem de escrita dos traços. Eu tenho o costume de pegar o celular antes de dormir, ou pra jogar, aprender alguma coisa. Colocando isso acho que daria pra aprender bem nas horas vagas. Mas nesse caso acho que ia ficar pesado demais. Colocar animações de todos.
Quanto as outras ideias, nao tenho nada a adicionar.
Aff… Agora que postei vi que ficou tudo grudado… Eu tinha deixado espaços, mas acho que nao dá.
Assim é ruim de ler, mas acho que da pra entender
Sobre podcast: é verdade, acho que precisaria de um estúdio, produção caseira ia ficar muito tosco. Então corrigindo: eu não tenho nem as ferramentas necessárias! hehehe!
Sobre programas: estava pensando mais em aplicações web. Mexo com .net, mas poderia ser em php (no caso é preferível, já que minha hospedagem e o blog são em php). Mas tb posso fazer aplicações em java para celular sim.
Mas, falando em celular e kanji, tem uma coisa que fiz no meu. Não é um programa na verdade, só coloquei o kanji site (www.kanjisite.com) inteiro no celular. Não tem uma função de busca, mas tem a listagem dos kanjis separados por categoria de JLPT - acho q ajuda quem quer se preparar pra isso. Tem todas as informações do kanji, do jeito que é mostrado no kanjisite. Talvez depois eu escreva um post detalhando como fiz isso.
Ei, Jo, que desânimo é esse? Quem sabe eu consigo te ajudar?
Podcast - não precisa ferramental nenhum. Eu comprei um livro, chamado “Podcasting Hacks” que é cheio de dicas interessantes, procura por aí depois. Para não precisar de um japonês legítimo, você pode usar algum áudio obtido na web. Tem um site que poderia ser uma boa fonte, que mencionei nesse post: http://aprendajapones.blogspot.com/2007/08/frases-em-japons-com-mp3-e-vdeos.html
Você poderia baixar os mp3 e editar, incluindo explicações em português. Vai gravando aí e se acostumando com a própria voz, quando pintar a coragem você publica.
Pros quadrinhos você pode usar suas brincadeiras com Gimp. Interprete você mesmo os personagens todos, por que não?
Blog em nihongo eu também não dou conta de fazer ainda…
Para Software, acho que a necessidade é a mãe da invenção. Um software que você achar que precisa provavelmente vai ser útil para mim e outros leitores.
Parcerias com outros blogs eu acho que já temos. Conte comigo para qualquer coisa.
Grande abraço,
Tatau
Resolvi procurar sobre podcast na internet e achei um programa chamado Audacity (http://audacity.sourceforge.net/) que é ótimo para gravar e manipular audio. Além de ser fácil de manipular vários pedaços de áudio, tem vários efeitos e um que achei bastante útil é o de remover ruido. O som fica bem limpo, até com o meu microfone tosco deu pra fazer umas gravações legais. Não fica tão “fundo de quintal”, é só tomar cuidado pra não fazer coisas absurdas, tipo cachorro latindo no fundo ou algo assim, hahahah.
Bom, já sei que consigo gravar e distribuir o áudio. Só falta conteúdo. Não quero fazer cópia de material de outros (mesmo que seja uma cópia autorizada)
Jo, vc ouviu meu podcast?
Nao e exatamente uma aula de nihongo, mas e sobre nihongo e sobre aprender linguas, da uma olhada laaaaaa!
Falow
Interessante a idéia do Podcast.
Não precisa ser exatamente uma aula. Tipo o do Mairo, ele fala sua opinião sobre o assunto e tal, eu acho interessante. Ficaria legal você fazer algo do tipo, quanto mais material melhor.
Mas, vendo esse comentario do Mario, tive uma idéia. Nos Blogs de nihongo que frequento (Mairo, Tatau e Jo), tenho visto comentários dos 3 nos blogs dos outros, o que significa que vocês “se leem”.
Penso que seria legal uma parceria entre os 3 em algo. Não penso em nada mais agora, mas um podcast ficaria SUPER legal.
Uma coisa que acho muito massa no Japanese Pod 101, por exemplo, é eles conversando e tal. No Podcast do Mairo só ele fala. Mas se vocês 3 fizessem juntos… Cito os 3 porque são os blogs que entro direto, mas conheço o blog da Paiyumi, que poderia participar também.
Bom, teria que ser feito pelo Skype, então precisa uma internet mediana (espero que tenham hehehe) pra nao dar problemas na recepção de alguem e enrolar tudo.
Acho que valeria MUITO a pena uma parceria entre o pessoal da blogosfera de nihongo.
É uma boa idéia hein! Só teria que ver se minha conexão iria aguentar…
Eu creio que deve ter mais por ai interessada em nihongo, só temos que achar!
Seria realmente uma boa fazer algo juntos.
Uma outra idéia q tive é fazer um Fórum sobre nihongo. Sozinho eu não faço pelos seguintes motivos:
Todos esses itens seriam bastante amenizados se tiver um grupo trabalhando junto
Se o pessoal topar eu posso usar a hospedagem do meu site pra colocar o fórum também.
Hell yeah! This post sounds really good. Reading your blog is useful and interesting. Keep it that way.
Yo amigo, já que vc é “garoto de programa” gostaria de saber se vc num tem um programa ai que reconhece kanji de mangas, já rodei a net toda a procrura de algo assim e ate agora nada e ficar procurando kanji por kanji vai levar seculos pra eu conseguir traduzir os doujinshis que eu tenho aqui, Onegaiii (ajoelha e implora), não tem como não? um programinha que scaniasse a paginha e me dissesse que kanjis que são?
Não conheço nenhum programa assim…
Existem dicionários eletrônicos que são touch screen e você pode rabiscar o kanji na tela com uma canetinha para encontrar o significado… Não é tão automático quanto isso que você quer mas já é bem mais prático que os dicionários de papel
eu devo estar meio fora de órbita, afinal, estou aqui só pra aprender a falar japonês…e provavelmente o básico do básico.. mas eu desenho, não muito bem, mas faço parte de um site que pode te ajudar a achar alguém que talvez te ajude com as tirinhas….
http://kona-walker.deviantart.com/
http://daemonlrn.deviantart.com/
esses dois são os brasileiros que eu mais gosto dos desenhos, kona-walker desenha chibis e daemonlrn é mais pro estilo mangá de fato….
boa sorte^^
Sara ml.